Dias em Foco


 Bahia pode ser um dos estados mais afetados pelo fenômeno climático, com projeção de 1,2 mil mortes relacionadas ao calor extremo

O avanço do chamado “Super El Niño” pode colocar o Brasil entre os países mais impactados pelo calor extremo nos próximos meses. Uma projeção do Laboratório de Impacto Climático da Universidade de Chicago estima que 13,3 mil mortes podem ocorrer no país, a Bahia,  tem projeção de 1,2 mil mortes. 

A projeção aponta ainda que as temperaturas devem permanecer pelo menos 1,2°C acima do normal, cenário que pode ganhar força durante o verão. No Brasil, o período entre dezembro de 2026 e fevereiro de 2027 é apontado como o mais crítico.

Entre os estados brasileiros, o Pará apresenta a maior estimativa de mortalidade associada ao calor, com 2,3 mil mortes. Em seguida aparecem Maranhão, com 1,3 mil, Amazonas, com 1,2 mil, e Bahia, também com projeção de 1,2 mil mortes.

Post a Comment