Responsive Advertisement

 

WhatsApp Image 2024-07-03 at 16.08.42

A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna realizou durante o Itapedro 2024, a ação  AACRRI-Ita Pedro Solidário, na Arena Rio Cachoeira, que recebeu cerca de 300 mil pessoas durante os quatro dias da festa.

WhatsApp Image 2024-07-03 at 16.08.42 (1)

Foram coletadas cerca de seis toneladas de material reciclável, proporcionando aos catadores uma renda extra e evitando que esse material fosse encaminhado ao aterro sanitário.  Os agentes ambientais  atuaram  com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda-SETRE, do Governo da Bahia, Prefeitura Municipal-Projeto Recicla Itabuna, FICC, CVR Costa do Cacau, O Boticário, Ministério Público do Trabalho-MPT, Biosanear e Defensoria Pública do Estado, através do Programa Mãos que Reciclam.

 

VALORIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Este ano, além dos cooperados, o estande da AACRRI recebeu os catadores individuais, com o acolhimento da Defensoria Pública do Estado, oferecendo jantar, lanche,  café e água,  além das orientações para o uso dos Equipamentos de Proteção Individual- EPIs, fornecidos pela CVR, e dos sacos de rafias utilizados no armazenamento da coleta.

Como parte do processo de valorização dos trabalhadores, a  AACRRI adquiriu o material  coletado pelos  catadores individuais por um preço justo, sem a necessidade dos intermediários, num total de 7 mil reais.

Durante o Ita Pedrinho,   foram realizadas ações de  educação ambiental, com abordagem aos  pais e responsáveis chamando atenção para a coleta seletiva, que evita a disseminação de doenças e contribui para a conservação ambiental.

A SETRE disponibilizou duas técnicas que acompanharam  todo o trabalho realizado dos catadores no Ita Pedro. “A AACRRI está de parabéns pela organização, estamos satisfeitos com interação entre os associados e o carinho com que receberam os catadores individuais”, afirmou  Alana Sousa, da SETRE.

“Este tem sido um ano diferenciado, além de estar superando um incêndio que atingiu a Central de Triagem, estamos recebendo o apoio de toda a população e pudemos acolher  nossos irmãos catadores individuais no estande, sermos recebidos pelos artistas com muito carinho, e ainda  cuidar do meio ambiente. Toda  gratidão aos nossos  parceiros”, declarou  Carissa Araújo, presidente da AACRRI

A assistente social da Defensoria Pública do Estado, Andréa Pires dos Reis, que esteve presente desde a elaboração do projeto da participação da AACRRI para o Ita Pedro e acompanhou os catadores durante o evento disse “que a sensação é de dever cumprido e esse evento confirmou o quanto é importante a união dos parceiros para essas ações tenham êxito”.

Post a Comment