Responsive Advertisement

 

“O serviço público é gratificante para quem gosta de servir. Vocês estão de parabéns porque chegaram neste momento. A vida é feita de momentos e vocês o estão dividindo com familiares e com a nossa Administração”. A afirmação é do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), ao saudar os 138 servidores públicos que tomaram posse ontem, 7, no Centro de Cultura Adonias Filho.

Antes da solenidade, os servidores preencheram as declarações de que não acumulam cargos ou funções públicas e de bens para cumprir as formalidades exigidas pela Secretaria de Gestão e Inovação. Ao todo foram 700 servidores nomeados, depois de aprovados no Concurso Público nº 01/2023 realizado pela Prefeitura de Itabuna, cuja posse será gradual na Administração Municipal.


O prefeito Augusto Castro realçou o dia de celebração dos empossados e de suas famílias. “O servidor público oxigena a máquina pública e dá segurança e qualidade ao atendimento das demandas da população. Por isso, a posse significa a conclusão de um compromisso que assumi na campanha eleitoral de profissionalizar a Administração, onde valorizamos e reconhecemos a importância dos servidores”, acrescentou.



O concurso público teve a participação de 45 mil candidatos, foi executado com transparência e respeito e acompanhado em sua integralidade pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e Ministério Público do Trabalho (MPT), de acordo com o procurador-geral do município, Álvaro Ferreira. Ele fez um relato de todas as fases, desde setembro de 2020 quando prestou assessoria ao então candidato Augusto Castro.

“O serviço público é prestado com melhor qualidade quando as pessoas têm boa formação profissional e se submetem ao concurso público para ingressar na Administração pública. Somente dessa forma se tem um quadro de pessoal permanente o que dá segurança e garantia a qualquer gestor público”, disse o procurador.

Ele lembrou a instituição dos Planos de Cargo, Carreiras e Remuneração pela gestão do prefeito Augusto Castro no cumprimento a mais um desafio na profissionalização da máquina pública. “Por isso, digo a todos vocês que tomam posse nesta solenidade que os PCCRs vai lhes dar e ao quadro de servidores estabilidade e segurança nas carreiras, além de garantir a qualificação necessária”, realçou.

O secretário de Gestão e Inovação, Moisés Figueiredo de Carvalho, também enfatizou a aprovação legislativa, sanção e vigência dos PCCRs, um compromisso do prefeito em atender à luta de mais de 40 anos dos servidores municipais. Já o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, destacou que a Administração Pública tem dado as respostas exigidas pela sociedade itabunense, principalmente quanto à qualidade do serviço público.

A mesma opinião manifestou a vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB), presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SindServ) que relatou todas as etapas da luta da categoria pelos PCCRs e reconhecimento profissional. “Houve um processo histórico e desejamos homenagear o prefeito Augusto Castro que soube atender aos nossos anseios”, disse.

Post a Comment