Responsive Advertisement
Está circulando desde ontem (30) nos grupos de Whatsapp de Floresta Azul, uma pesquisa fraudulenta, datada de 26 de fevereiro 2024, divulgada principalmente por membros ligados ao grupo de oposição a atual gestora. A suposta pesquisa, além de constar como período da coleta dos dados uma data futura, apresenta números que, se somados, ultrapassam os 100%, demonstrando desespero e falta de habilidade política do grupo oposicionista.
Vale lembrar que, a partir de 1º de janeiro, todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatas e candidatos às Eleições Municipais de 2024, devem fazer o registro prévio do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme determinação contida na Resolução nº 23.600/2019.
Ainda segundo a Lei das Eleições, a divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações sujeita os responsáveis a uma multa no valor de 50 mil a 10 mil UFIRs. Já a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de 50 mil a 100 mil UFIRs. No período de campanha eleitoral, é proibida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.
Ressalte-se que medidas judiciais já estão sendo propostas contra aqueles que ajudaram a propagar a fake news, crime tão combatido atualmente pela Justiça

Post a Comment