Responsive Advertisement

 

A menos de um ano das eleições municipais de 2024, pelo menos cinco nomes estão colocados como pré-candidatos para a disputa em Salvador, capital da Bahia. Além do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil), que disputará a reeleição, participar da corrida eleitoral candidatos de outros quatro partidos.

A base governista do governador Jerônimo, que prometeu bater o martelo sobre o nome até o final de outubro, segue sem definição. Despontam, no entanto, o nome do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), o qual busca a unidade do grupo partidário, e do deputado estadual Robinson Almeida (PT). Negociações recentes demonstram força do primeiro postulante. Robinson, porém, tem reafirmado sua pré-candidatura.. Por fim, o cenário de pré-candidaturas na capital baiana ainda conta com Luciana Buck (Novo) e Kleber Rosa (Psol).

Saiba mais sobre os pré-canditados para a disputa municipal de Salvador em 2024:

Bruno Reis (União Brasil)

Atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, 46 anos, disputará a reeleição. O político é o sucessor do correligionário ACM Neto (União Brasil), do qual foi secretário e vice-prefeito no segundo mandato. ACM Neto governou a capital baiana de 2013 a 2020, quando conseguiu eleger o sucessor

Antes de chegar à prefeitura de Salvador, foi deputado estadual por dois mandatos.

É formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), pós-graduado em Gestão em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Geraldo Júnior (MDB)

Atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior ascendeu ao cargo em 2022, após romper com o grupo político liderado por ACM Neto. Advogado de formação, Geraldo Júnior tem 54 anos.


Foi eleito três vezes vereador de Salvador e chegou a ocupar a Presidência da Câmara Municipal de Salvador.

Ao longo de sua vida pública já passou por partidos como PTC, PRTB, PTN, Solidariedade e MDB.

Robinson Almeida (PT)

Pré-candidato do Partidos dos Trabalhadores na Bahia, Robinson Almeida é deputado estadual em segundo mandato. Em 2017, assumiu o cargo de deputado federal como suplente


É ex-secretário de Comunicação da Bahia, cargo que ocupou ao longo da gestão de Jaques Wagner como governador. Foi chefe de gabinete da secretaria-geral da Presidência da República e também no Ministério do Trabalho e Previdência Social, a convite do então ministro Miguel Rosseto, durante o governo Dilma Rousseff.

Robinson é natural de Jequié e tem 58 anos. Iniciou na militância política durante o movimento estudantil da Escola Técnica Federal da Bahia, período em que se formou no curso de Eletrotécnica e, posteriormente, em Engenharia Elétrica na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Kleber Rosa (Psol)

Cientista Social graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Kleber Rosa, 49 anos, é mestre em "Educação de Jovens e Adultos" (EJA) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor de sociologia da Rede Estadual de Ensino, investigador da Polícia Civil e fundador do Movimento dos Policiais Antifascismo.


Disputou o cargo de governador da Bahia em 2022, também pelo Psol.

Ele é ativista do movimento negro, diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB), Secretário de Comunicação do PSOL e dirigente nacional também do Partido Socialismo e Liberdade.

Luciana Buck (Novo)

Professora universitária e administradora, Luciana Buck, 53 anos, atua no universo empresarial desde os 21 anos. Nunca assumiu cargo eletivo. Em 2022, disputou as eleições para o cargo de deputada federal. Ela não foi eleita.

Post a Comment