Responsive Advertisement

 

 

A Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA), em parceria com a Apae Salvador, promoverá, entre os dias 11 e 13 de outubro, o maior evento voltado para o debate sobre o universo da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no estado. Com o tema Inclusão: Desafios, Perspectivas e Possibilidades, o X Congresso Estadual das Apaes da Bahia vai acontecer no Fiesta Convention Center e será aberto ao público. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas através do site www.conapaesba.com.br.

 

A expectativa é reunir cerca de 350 participantes, entre pesquisadores, professores, estudantes, profissionais atuantes nas Apaes e, principalmente, pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares. A programação inclui fóruns, debates e mesas redondas liderados por palestrantes especializados que vão discutir as melhores práticas e métodos de inclusão.

 

Além disso, o encontro contará com a participação de palestrantes com deficiência, que desempenham um papel essencial na discussão, enriquecendo o diálogo através do compartilhamento de suas vivências. Estarão em pauta temas como saúde, garantia de direitos, trabalho, educação e longevidade, a fim de fomentar ações e políticas públicas em prol da integração desse público na sociedade.

O evento incluirá, também, um pré-congresso, programado para o dia 10 de outubro. Nessa etapa, serão oferecidas atividades como mesas-redondas e minicursos, focados na aplicação da legislação, aspectos contábeis e boas práticas administrativas direcionadas ao Terceiro Setor.

“É um dos eventos mais importantes do Movimento das Apaes. Buscamos contextualizar socialmente a pessoa com deficiência intelectual e múltipla e sua família, bem como discutir os temas desta área, de modo a incentivar novas ações e fomentar políticas públicas para essas pessoas”, afirma Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA.

 

IV Fórum de Autodefensores

Durante o Congresso das Apaes, também será realizado o IV Fórum de Autodefensores, que tem por objetivo tornar as pessoas com deficiência intelectual e múltipla protagonistas nos debates que proponham iniciativas mais próximas da sua realidade. É um desdobramento do Programa Nacional de Autogestão e Autodefensoria presente em todas as Apaes do Brasil, que visa dar voz e vez à pessoa com deficiência intelectual e múltipla de modo que se conquiste sua autonomia e participação real no movimento que é feito para eles e por eles.

 

I Fórum da Família

 

Tendo em vista que a família da pessoa com deficiência intelectual e múltipla assume papel relevante no incentivo pela busca da autonomia do assistido da Apae, a décima edição do Conapaes-BA trará, ainda, o I Fórum da Família. Essa é uma ação nova e versa no sentido de que os familiares reúnam e discutam os assuntos que mais os afligem e sugiram ações que estejam mais próximas do atendimento das necessidades da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A proposta é que, por meio destas discussões, seja possível gerar documentos que impulsionem novas ações no movimento e políticas públicas nesta seara. Mais informações em: @conapaesba.

Post a Comment