Breaking News
recent

Um gesto de amor: Equipes do HBLEM e OPO-Sul realizam captação de múltiplos órgãos

 


Equipes do Hospital de Base e da OPO Sul fizeram captações múltiplas de órgãos em Itabuna. Foto:Ascom.

Uma capt
ação de múltiplos órgãos foi realizada na quinta-feira passada, dia 7, no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. A instituição, que tem como mantenedora a Fundação de Atenção à Saúde (FASI), recebeu o “SIM” para doação de uma família.

A Central Estadual de Transplantes (CET), responsável pela captação, foi notificada e a, partir daí começou toda a logística da equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul, com a equipe multidisciplinar do HBLEM (CTI, Centro Cirúrgico, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia), além da direção do hospital.

O procedimento foi realizado no Centro Cirúrgico do HBLEM por uma equipe da CET, sendo captados coração, rins, fígado e córneas do doador, totalizando cinco órgãos.

“O ato de amor dessa família renova a esperança no coração daqueles que aguardam na fila de espera pelo transplante de um órgão”, declarou Silvana Batista, enfermeira e coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul, lotada na unidade.

No mês passado, cinco famílias disseram SIM à doação de córneas, beneficiando 10 pessoas que estavam na fila de transplantes, pois, cada córnea foi destinada a um receptor.

Não é todo dia que ocorre a doação de múltiplos órgãos no Hospital de Base. Quando isso acontece, existe uma negativa muito grande por parte das famílias no estado da Bahia, segundo Silvana. Em 2019, 56% das famílias disseram NÃO à doação na unidade hospitalar e após a pandemia, esse número cresceu para 70%.

“Atribuímos isso à falta de conhecimento sobre a importância da doação. Realizamos um cronograma anual de eventos voltados para a comunidade com o objetivo de conscientizar sobre a importância desse ato de esperança e amor. Fazemos também alguns trabalhos externos nas universidades, faculdades e escolas técnicas”, pontuou.

Silvana se disse grata à família do doador e declara que, mesmo diante de todo o sofrimento de perder um ente querido, essa família entendeu que poderia salvar outras vidas. “Tenho certeza que se os receptores pudessem falar alguma coisa para essa família, seria ‘gratidão eterna’”, completou.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

11.07.2022

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.