Breaking News
recent

Eleições 2022: convocação de mesários começa nesta terça-feira (5)

 

Foto: Agência Brasil

A partir desta terça-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) dará início a convocação dos mesários, que atuarão nas Eleições Gerais 2022. De acordo com a instituição, o trabalho envolve cartórios eleitorais de todo o estado e segue até o dia 3 de agosto, conforme determinação do Calendário Eleitoral. Além da publicação de edital, os chamados podem acontecer por meio do WhatsApp, e-mail ou carta. 

De acordo com Silvana Caldas, chefe da 14ª Zona Eleitoral (Salvador) é preciso estar atento. “É importante destacar que, quando a convocação é feita pelo WhatsApp ou e-mail, não são enviados links”, alertou. Caso o eleitor tenha alguma dúvida, é indicado entrar em contato com o respectivo cartório. A lista completa dos endereços e telefones dos cartórios eleitorais do estado pode ser acessada no site do TRE baiano.    

Apesar do início da convocação, o TRE reforça que permanecem abertas as inscrições para o Programa Mesário Voluntário, o que ocorre por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, canais do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), além de presencialmente, no cartório eleitoral do interessado.

Convocação e treinamento 

O período de convocação de mesários atinge todas as funções desempenhadas na seção eleitoral – desde presidente, secretário, até o primeiro ou segundo mesário. É também na carta de convocação que o eleitor poderá verificar outros detalhes, a exemplo de local onde devem se apresentar e sobre quando e como ocorrerá o treinamento.

A carta é ainda o documento que atesta a convocação por parte da Justiça Eleitoral, podendo – por exemplo – ser apresentada aos empregadores para requerer o benefício dos dias de folga, um direito garantido aos mesários. 

Últimas eleições

Conforme o Guia das Eleições 2020, a Bahia contou com 108.444 mesários, distribuídos por 27.111 seções eleitorais. Em Salvador, foram 16.940 mesários, que colaboraram para a realização do pleito nas 4.235 seções da capital. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.