Breaking News
recent

Vendas do comércio apresentam quarta alta mensal seguida Em abril, de acordo com pesquisa do IBGE, avanço ficou em 0,9%; apesar do volume acima do nível pré-pandemia, crescimento do setor é desigual

 


O volume de vendas do varejo brasileiro apresentou quarto mês seguido de expansão em abril. O avanço no comparativo mensal, de acordo com relatório divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (10), ficou em 0,9%. Contra igual período do ano passado, o crescimento foi de 4,5%. Entre janeiro e abril deste ano, o setor acumulou expansãode 2,3%. Nos últimos 12 meses, o ganho acumuladores é menor: 0,8%.

No comércio varejista ampliado, que inclui os setores de veículos de material de construção, o crescimento mensal em abril ficou em 0,7%.

“Os quatro meses do ano foram positivos, mas vêm em trajetória decrescente: de 2,4% em janeiro para 0,9% em abril”, avalia o gerente da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), Cristiano Santos. “Como um todo, o comércio varejista está 4% acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Mas entre as atividades está desigual”.

As atividades acima do patamar pré-pandemia, segundo o pesquisador, são artigos farmacêuticos (17,7%), material de construção (9,1%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,3%). Em um nível abaixo estão equipamentos e material de escritório (-11,7%), móveis e eletrodomésticos (-10,7%), tecidos, vestuários e calçados (-8,6%).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.