Breaking News
recent

Secretaria de Promoção Social inaugura CRAS São Caetano depois de a região ficar 10 anos sem assistência

 

Gratidão! Esse foi o sentimento das centenas de pessoas que acompanharam a inauguração da sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no Bairro São Caetano, na manhã desta terça-feira, dia 3. O equipamento foi implantado pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) para assistência de moradores de 23 bairros.

No ato de lançamento a secretária Andrea Castro, titular da pasta, destacou a importância do equipamento para a cidade. Ela pontuou o retrocesso em que vivia o município em relação à assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Há mais de dez anos que o São Caetano e os bairros do entorno estavam desassistidos dos principais serviços de assistência social que são ofertados ou encaminhados pelos CRAS. Um atraso no desenvolvimento social do município, já que este equipamento é a porta de entrada das famílias em situação de vulnerabilidade social”, afirmou.

“Hoje, com o apoio do prefeito Augusto Castro, conseguimos reparar essa lacuna e passaremos a oferecer atendimento direto à população dessa região com uma unidade ampla, adaptada e com uma equipe treinada”, declarou Andrea Castro.

O CRAS no São Caetano foi instalado com recurso municipal e contará com uma equipe técnica multidisciplinar ofertando os serviços de Passe Livre, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Plantão Funerário, Plantão Social, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), CAD Único, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) e, ainda, curso de defesa pessoal para mulheres em situação de violência familiar.

Vídeo:

O prefeito Augusto Castro falou do compromisso de campanha em assistir prioritariamente as famílias que mais precisam de assistência. “Esse equipamento vai assistir a todos os indivíduos e suas famílias que precisam de assistência. Aqui eles terão encaminhamentos para os benefícios sociais. Sabíamos que existia uma carência nessa região e era nosso compromisso oportunizar meios para acolher a todos, oferecendo um atendimento mais humanizado e completo”, disse.

O CRAS no São Caetano vai atender as famílias e indivíduos que estejam em situações de vulnerabilidade social, em extrema pobreza e pobreza; em privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos) e fragilização de vínculos afetivos.

Também terão prioridade os moradores dos bairros Maria Pinheiro, Gegeu Rocha, Fonseca, Jaçanã, Novo Jaçanã, Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, São Caetano, Novo São Caetano, Banco Raso, Sarinha, Gogó da Ema, Novo Fonseca, Zizo, São Pedro, Vila Anália, Jardim Primavera, Centro, Alto da Conquista, Ribeirão Seco, Serrado, Vale do Sol e Núcleo Habitacional da Ceplac.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, na Rua Juarez Távora, no antigo Colégio Santo Antônio, próximo à Igreja Santa Rita de Cássia.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.