Breaking News
recent

Prefeitura entrega orla de Ipitanga completamente requalificada

 

Foto: Betto Jr./Secom
Foto: Betto Jr./Secom

 

Salvador recebeu a entrega das obras de requalificação do trecho de orla de Ipitanga nesta sexta-feira (6). A requalificação de Ipitanga ocorreu entre a Alameda Cabo Frio até a esquina da Rua Renato Berbert de Castro com a Rua Santo Antônio de Ipitanga, compreendendo, também, parte do Flamengo.

Os serviços realizados envolveram novo paisagismo, sistema de irrigação automatizado, iluminação pública modernizada, nova pavimentação em vias e passeios, bem como rede de drenagem, oferecendo mais conforto e segurança aos moradores e frequentadores da área.

A intervenção contou com recursos de R$12 milhões e contemplou 1,8 km de extensão, dentro da ampla estratégia de revitalização que ocorre na região, incluindo Stella Maris e Praia do Flamengo. O projeto foi elaborado sob a coordenação da FMLF.

Durante entrega, o prefeito Bruno Reis destacou que este trecho de orla é um dos mais visitados por turistas e soteropolitanos na capital baiana. “Em um tempo não muito distante, esta região queria pertencer a Lauro de Freitas porque a Prefeitura não se fazia presente. Desde 2013 mudamos essa realidade e as áreas limítrofes de Salvador hoje, quando fazemos uma enquete, estão se sentindo felizes por fazer parte da capital baiana. Isso não apenas pelo conjunto de intervenções urbanísticas que realizamos, mas também pela presença permanente da Prefeitura com a chegada de ações e serviços que melhoram a vida das pessoas”, afirmou o prefeito.

Infraestrutura

Para quem curte atividades ao ar livre, o trecho ganhou um calçadão com pista compartilhada, quadra poliesportiva, quadra de vôlei, espaços de convivência, alamedas de acesso, espaço para piquenique, pista de skate, mobiliário urbano, decks e rampas de acesso à praia. Também foram instalados quatro quiosques para comercialização de água e acarajé.

A requalificação da orla marítima entre Stella a Ipitanga foi construída em conjunto com a comunidade, através de contatos com lideranças e oficinas de participação popular que validaram a proposta. O desenvolvimento da estratégia contou com acompanhamento de uma comissão de representantes eleita em uma das oficinas.

Balanço

De acordo com o titular da Secult, Fábio Mota, Ddesde 2013, a orla de Salvador tem passado por requalificação promovida pela administração municipal, que segue sendo realizada em outros trechos, no intuito de promover a urbanização contínua ao longo de toda a orla da primeira capital do Brasil.

“Salvador montou uma estratégia que tem a ver com o fortalecimento do produto do turismo na área de sol e praia. Há cerca de oito anos, a capital baiana vem recuperando as orlas e voltando a ser muito forte nesse tipo de turismo. A requalificação de Stella Maris e Ipitanga vem dentro do condão de melhorar a infraestrutura turística nessas praias, que são as mais frequentadas tanto pelos baianos quanto pelos turistas. Tudo para que todos possam ter conforto e condição para desfrutar das belezas naturais que existem nesses trechos”, avaliou o titular da Secult, Fábio Mota.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.