Breaking News
recent

Confira o passo a passo para tirar ou renovar o seu título de eleitor pela internet!

 


Confira o passo a passo para tirar ou renovar o seu título de eleitor pela internet!

Redação Zeta por Redação Zeta  2 semanas atrás min de leitura3 min 

Confira o passo a passo para tirar ou renovar o seu título de eleitor pela internet!

0

SHARES

Jovens são convocados para retirar o título de eleitor. No fim do ano, o Brasil vivenciará mais uma eleição. Desta vez, a votação é para determinar os cargos federais, como presidente da república, deputado e senador. Para quem já completou 16 anos, o ato é facultativo, mas deve ser visto como um direito legal. Abaixo, saiba como retirar seu documento.


As eleições de 2022 prometem marcar a histórica política desse país. Após uma pandemia com mais de um milhão de mortes, vivenciando atualmente uma das maiores crises econômicas e sociais da história, a candidatura à presidência será extremamente concorrida. Para os jovens, essa é a hora de tirar o título de eleitor.


Quem precisa votar obrigatoriamente em 2022?

Perante o Supremo Tribunal Federal, a votação só passa a ser obrigatória para os cidadãos com mais de 18 anos. Em caso de impedimento, como viagem a trabalho ou doença, por exemplo, o titular precisa justificar a falta com o órgão, de modo que não fique com o nome sujo.


Quem não cumpre a votação obrigatório, fica impossibilitado de realizar seleções públicas, além de estar em débito com o TSE. Trata-se de uma obrigação legal para toda a população.


No caso dos jovens entre 16 e 18 anos, a votação não é obrigatória, mas pode ser realizada. Para esse grupo, é estimulado o exercício da cidadania, porém sem a aplicação de sanções em caso do não cumprimento.


Quem desejar tirar o título a partir dos 16, pode fazer o procedimento online.


Como tirar meu título de eleitor?

Acesse o site de requerimento do título de eleitor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, selecione o estado em que você mora.

Aparecerão na tela algumas informações sobre o procedimento. Leia com atenção e, depois, aperte “Próximo”.

Em “Título de eleitor”, selecione “Não tenho”. Preencha os demais dados solicitados pelo site. Clique em “Próximo” ao concluir.

A nova tela será dividida em dois blocos de informações. Em “Requerimento – Dados Pessoais”, preencha os campos com os documentos solicitados.

Já em “Documentos”, será necessário enviar algumas fotos. Faça as capturas necessárias e pressione “Próximo” ao finalizar essa etapa.

Agora, o site pedirá os dados de residência. Preencha os campos e aperte “Próximo” ao finalizar.

O site dará opções de locais de votação próximo ao seu endereço. Selecione aquele que for mais conveniente e clique em “Próximo”.

Confira se os dados de requerimento estão corretos e selecione “Confirmar” para finalizar o procedimento.

Pronto! Um número de protocolo será gerado. Guarde-o para consultar o andamento da solicitação neste link. Caso não haja qualquer pendência, o título de eleitor será liberado e poderá ser usado de forma digital pelo aplicativo e-Título (disponível para Androide iOS).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.