Em Itabuna, foram vacinados 37.412 animais contra a raiva até esta terça-feira, dia 3, ultrapassando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
O trabalho foi executado pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) que foram convocados pelo Departamento de Vigilância em
Saúde para atuar em pontos fixos nos bairros e centro da cidade e por meio de ativa nos domicílios para vacinar cães e gatos contra a doença.
A Campanha Nacional de Vacinação começou no dia 8 de julho e segue até sexta-feira, dia 6. Mesmo com a meta alcançada, os Agentes de Combate às Endemias estão vacinando os bichinhos que não tiveram a oportunidade de imunização nos bairros Califórnia e Santa Inês, após solicitação dos tutores.
A coordenadora da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), médica veterinária Lorena Andrade, alertou para os sintomas da doença que podem se apresentar por problemas neurológicos, agressividades e convulsões. “É uma doença de difícil cura”, frisou.
Já a coordenadora do Departamento de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro, disse que a busca ativa muito contribuiu para o trabalho de imunização de cães e gatos ter bons resultados. “A gestão municipal abraçou a campanha de forma especial enquanto os agentes se dedicaram à vacinação. Estamos todos de parabéns”, agradeceu.
No ano passado, mais de 32 mil cães e gatos foram vacinados no município e o crescimento da adesão à vacina contra a raiva mostra que as pessoas estão mais conscientes.
“Há muitos anos não temos registros de casos de raiva e isso é resultado de controle efetivo”, disse a veterinária Lorena Andrade que orientou os tutores que ainda não vacinaram seus animais que podem levá-los ao DCZ, na Rua São José, no Bairro do Antique, das 8 às 16h, de segunda a sexta-feira para que sejam imunizados. Para mais informações: (73) 99974-8539.
Postar um comentário