O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), passou a intensificar nesta semana o serviço de cirurgias eletivas Neste sábado, dia 7, vai realizar um mutirão de Histerectomia, uma operação cirúrgica da área ginecológica que consiste na remoção do útero.
A ação é destinada a pacientes da demanda reprimida que estão aptas ao procedimento e aguardam na fila da Central de Regulação SUS. São mulheres que já passaram pela consulta médica, realizaram todos os exames e estão com a documentação em dia para a cirurgia.
De acordo com o diretor-presidente da FASI, Marcone Amaral, a iniciativa do mutirão de cirurgias, para esta e outras especialidades, visa diminuir a espera de pacientes na fila SUS de Itabuna e de municípios pactuados. Com isso, dar mais celeridade aos serviços prestados.
Atualmente, cerca de 100 pacientes aguardam o procedimento na fila. Neste sábado, por exemplo, estão agendadas 12 cirurgias de Histerectomia.
Vale destacar que nos últimos meses, o Hospital de Base vem superando o número de procedimentos cirúrgicos mensais. Somente em agosto 341 cirurgias foram realizadas, entre eletivas e de urgência e emergência, o que dá uma média de 85 procedimentos por semana.
“A partir dos mutirões, esses números semanais poderão chegar a mais de 100”, afirma Marcone. Ele lembrou que desde o ano passado o número de procedimentos cirúrgicos no Hospital de Base vem sendo ampliado, através de convênio firmado entre a FASI, Secretaria Municipal de Saúde e o Governo da Bahia.
Postar um comentário