Realizada entre os dias 18 e 21 de julho, a 15ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau de Ilhéus – Chocolat Bahia 2024, recebeu cerca de 65 mil pessoas na região Sul do estado e movimentou cerca de R$ 25 milhões, entre comercialização de produtos, negócios realizados e a ocupação da rede hoteleira, comércio, lazer e serviços.
A programação incluiu uma série de atividades, como degustações, capacitações, seminários e oficinas sobre cacau e chocolate, além de apresentações de artistas regionais, teatro, literatura e artesanato..“É motivo de orgulho constatar que, há 15 anos, começamos com duas marcas de chocolates caseiros e poucos expositores e, hoje, são mais de 200 marcas de chocolates de origem, 100 dessas marcas no sul da Bahia, expansão do ecoturismo e impacto positivo em vários setores da economia regional”, afirma Marco Lessa, idealizador e coordenador do Chocolat Festival.
“O evento tomou uma dimensão tão grande que estamos articulando com o Governo do Estado a construção de um pavilhão de feiras onde pretendemos implantar o Museu do Cacau e do Chocolate”, acrescenta.Gerson Marques, presidente da Associação dos Produtores de Chocolate do Sul da Bahia-Chocosul, com mais de 100 associados, afirma que, mesmo com a alta do cacau, que afeta os preços dos chocolates de origem, as empresas estão fazendo negócios e consolidando o projeto do polo chocolateiro. Ele acrescenta ainda que o evento também contribui para elevar a autoestima da região, “que se orgulha de ter um produto que, além da qualidade, traz em si toda a magia que cerca o mundo do cacau”.
Já Osaná Crisóstomo, da Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil, ressalta que o Sul da Bahia vive um novo momento:
“Esse evento abre as portas para que possamos divulgar os nossos produtos, que hoje são comercializados em vários estados brasileiros e, brevemente, chegaremos ao mercado internacional”.
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