Responsive Advertisement

 

O Instituto RedeMar Brasil - organização sem fins lucrativos e apartidária - promove na próxima sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, um grande abraço ao Farol da Barra, em Salvador. A iniciativa visa chamar atenção para a importância da água e a gestão sustentável desseO encontro acontecerá em frente ao ponto turístico, às 10h, e contará com a participação de estudantes da rede estadual de ensino, universitários, ambientalistas, pesquisadores, voluntários que atuam em defesa dos oceanos e a participação especial da COPPA - Polícia de Proteção Ambiental.

A intenção dos organizadores é que, durante encontro, os participantes formem um grande círculo ao redor do Farol da Barra, unindo as mãos em um gesto de compromisso com a preservação da água. A programação contempla atividades educativas sobre a importância da conservação da água e medidas de consumo consciente.

Estará em exibição também uma exposição fotográfica do Projeto Baleias Soteropolitanas, que há três anos está monitorando as baleias que visitam a costa de Salvador. 

De acordo com William Freitas, diretor-presidente do Instituto RedeMar Brasil, esta ação é mais que uma celebração ao Dia Mundial da Água: é um convite público para que a comunidade reflita sobre as questões que impactam a saúde da água do planeta. “Todos nós temos um papel a desempenhar na proteção do nosso planeta, água é vida, e é nosso dever garantir que as futuras gerações possam desfrutar dela da mesma forma que nós. Hoje, a nossa intenção é provocar nas pessoas mudanças positivas para a preservação da água e do meio ambiente”, pontuou Freitas.

Uma réplica de baleia-jubarte, medindo 3.5mts feita de material reciclável, será usada como coletora de lixo durante a ação. A obra de arte é do artista plástico André Fernands que traz a estrutura para rua com a intenção de chamar atenção para o descarte de resíduos que muitas vezes acontecem de forma inadequada, comprometendo a fauna marinha. 

Limpeza da praia
Na sexta-feira (22) também será realizada uma edição do Programa “O Mar Não Está Para Plástico”, onde voluntários farão mutirões para limpeza das areias, em paralelo mergulhadores profissionais farão o mergulho sub aquático, afim de retirar o lixo, como plástico, borracha e outros objetos que  possam estar poluindo a bancada de corais da praia da Barra.

Ao final das atividades no Farol da Barra, o público poderá desfrutar de um show de musíca popular brasileira realizado pelo músico Robherval Santos. 

Live
Nesta semana comemorativa, o RedeMar Brasil, está promovendo de encontros virtuais com o tema: "Vozes pelas Águas". O formato adotado neste ano é o de live no Instagram, apresentado pela influenciadora digital Mayara Padrão, que aborda nos episódios temas ligados à temática da água. Para cada episódio, é entrevistado um especialista, e temas como: O Papel Fundamental da Água na Vida Humana, Ameaça de Escassez de Água, Combatendo a Poluição de Água e Ações Coletivas para a Conservação, são abordados durante a transmissão na página oficial do RedeMar, às 20h. recurso vital para a vida do planeta.

Post a Comment