Breaking News
recent

Dia do doador de sangue: Salvador ainda não mantém número mínimo de doações diárias

 Nesta terça-feira (14) se comemora do Dia Mundial do Doador de Sangue e Salvador ainda não possui um número mínimo de doações necessárias para repor o estoque semanalmente. De acordo com informações da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), o número ideal seria de 250 doações/dia. Entretando, a média é de apenas 120 á 150 bolsas; e nos períodos de recesso, a visitação dos voluntários reduz ainda mais.

Em entrevista ao iBahia, a diretora de hemoterapia da instituição e médica hematologista, Rivania Andrade, contou que a doação é de extrema importância por conta da validade das bolsas.

Veja também:


Uma bolsa de sangue é dividida em hemocomponentes. Quando o estoque está estável, as bolsas podem durar até 7 dias. Já (em estado) crítico é apenas 3″, explicou a especialista que ainda ressaltou o tempo médio que as hemácias e plaquetas possuem, que é de 30 a 42 dias e 5 dias, respectivamente.

Foto: Divulgação / Hemoba

Neste mês de junho, a Hemoba está realizando uma campanha de incentivo a doação de sangue, não só pela data comemorativa do doador, mas também por causa dos feriados de São João e Corpus Christi. Chamada de ‘Antes do arrasta pé, passe na Hemoba’a ação tem como objetivo coletar o máximo de bolsas para suprir a demanda comum do período causados por acidentes nas estradas e queimados.

“Nós temos que atender às demanas. E quando a gente está com o estoque crítico é desesperador. Com os feriados, imprudências, acidentes…nós, ainda mais, precisamos ter um estoque mais robusto para atender”, pontuou Rivania.

No momento, os grupos sanguíneos RH- estão em estado crítico, com execeção do B-

Estatísticas

De 2019 pra cá, o número de voluntários tem caído muito. Segundo a Hemoba, em 2019, visitaram as unidades 155.698 voluntários. Já em 2020, o número reduziu para 135.191 voluntários e no último ano, em 2021, foram 150.074 voluntários. É importante ressaltar que o número de voluntários não quer dizer número de doadores.

Na prática, o número de voluntários significa o número de pessoas que foram até as unidades para doar. Mas, apenas o processo de análise e exames de sangue é que define se a pessoa está apta ou não à doação. Em 2022, o número – até o mês de maio – foi de 65.766 voluntários. Então, a expectativa é retomar o número de doações coletado antes da pandemia da Covid-19 de mais de 155 mil.

“A gente pede que vocês não venham a Hemoba só na ‘dor’- quando realmente precisa ou algum parente precisar. Normalmente, as pessoas que passam por isso só sentem a necessidade de doar nesses casos. Eu acho que a gente pode se conscientizar e vir fazer um ato de solidariedade. Não venha pela ‘dor ‘ e sim pelo motivo maior que é salvar uma vida”, explicou Rivania.

Plaquetas

A médica hematologista Rivania falou ainda sobre a necessidade de doação de plaquetas. Isso porque em uma doação de sangue só coleta 1 hemocomponente de plaqueta e, por sua vez, ela tem validade de apenas 5 dias. As paquetas são essenciais para pacientes oncológicos e transplantados.

O hemocomponente é ainda utilizado no tratamento de pessoas queimadas e com doenças infectocontagiosas. O grande complicador é que 1 unidade de plaqueta é utilizada para cada 10 kg de peso. Na prática, uma pessoa com 60 kg, utiliza 6 unidades de plaquetas. “Um doador de plaqueta é um doador especial, porque ele se expõe de 1h30 na doação, enquanto uma doação comum dura 15 minutos. Aqui, eles têm prioridade.”, explicou a médica.

Um doador de paquetas pode doar 12 vezes ao ano. E a recuperação do organismo do doador é de apenas 3 dias.

História da data

A data de 14 de junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

Além de agradecer aos doadores, é um dia de conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir. Por meio da campanha, mais e mais pessoas em todo o mundo são convidadas a se tornarem salvadores, oferecendo-se voluntariamente para doar sangue de modo regular.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.