Breaking News
recent

Dia Mundial da Água: conheça iniciativas que facilitam vida das famílias no Semiárido

 Hoje se comemora o Dia Mundial da Água e em todo o país quase 35 milhões de pessoas não têm acesso a serviços de água tratada, sendo 5,5 milhões apenas nas maiores cidades do país. As estatísticas foram divulgadas pelo Instituto Trata Brasil, que detém um ranking de saneamento e analisou dados das 100 maiores cidades brasileiras e do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) em 2021.


Na prática, aproximadamente 100 milhões de brasileiros não contam com acesso à coleta de esgoto (21,7 milhões nas 100 maiores cidades do país) e metade desses resíduos não são tratados (49%), o que representa jogar na natureza, todos os dias, 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento.

Diante desse cenário, algumas tecnologias e ações sociais focadas na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente auxiliam na redução desses danos. Dois exemplos são o Sistema de Bioágua Familiar e o Aqualuz.

O primeiro é desenvolvido pelo projeto Dom Hélder Câmara e parceiros. Se trata de uma tecnologia de reutilização de águas que provém de atividades domésticas, que passam por tratamento em um filtro subterrâneo e segue para o armazenamento em um reservatório para ser utilizada na irrigação da produção de alimentos em quintais agroecológicos.

Já o sistema Aqualuz – criado pela startup SDW – purifica a água e retira os microrganismos, evitando doenças e garantindo água potável para o consumo humano. Ele potabiliza a água de cisternas através da radiação solar, permitindo que o indivíduo possa consumir a água diretamente do equipamento que faz o tratamento.

O impacto dessas ações tem auxiliado muito na vida de pessoas que vivem no semiárido baiano. O agricultor Edelvan Santos sofria com a falta d’água na comunidade em que mora, na Bahia. “Antes a gente chegava cansado da roça e ainda tinha que carregar água. Hoje a vida ficou muito mais fácil com essa cisterna, temos água limpa por mais tempo. Também aprendemos o passo a passo de como fazer uma cisterna, como cuidar da água e manter ela limpa”, diz.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.