Breaking News
recent

Japão irá doar colchões, geladeiras e purificadores de água para vítimas das enchentes

 

Japão irá doar colchões, geladeiras e purificadores de água para vítimas das enchentes
Foto: Camila Souza/GOVBA

A Agência de Cooperação do Japão (JICA) vai doar barracas, abrigos, fogões, geladeiras e outros bens para as pessoas atingidas pelas fortes chuvas nas regiões Sul, Sudoeste e Extremo Sul da Bahia. A ajuda foi comunicada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Cidadania, João Roma.

 

"Temos ajudas vindas do Japão com abrigos, barracas, para as pessoas que precisam, que perderam tudo, que perderam seus colchões, fogão, geladeira e que estão fora de suas casas", escreveu Roma no Twitter na tarde desta quinta-feira (30).

 

Segundo o chefe do Executivo, o aceite dos donativos aconteceu ontem, através do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty. De acordo com Bolsonaro, os itens "chegarão à Bahia por via aérea e/ou serão adquiridos no mercado brasileiro".

 

No mesmo dia, o governo argentino também ofereceu suporte humanitário aos baianos, com a disponibilização de dez profissionais especializados nas áreas de água e saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres. 

 

O auxílio argentino foi prontamente rejeitado. Sobre a negativa, Bolsonaro julgou não ser necessária: "O fraterno oferecimento argentino, porém muito caro para o Brasil, ocorre quando as Forças Armadas, em coordenação com a Defesa Civil, já estavam prestando aquele tipo de assistência à população afetada, inclusive com o apoio de 3 helicópteros".

 

Nesta quinta, o número de mortes decorrentes do temporal chegou a 25. Mais de 643.068 pessoas foram atingidas pelas enchentes em 151 cidades de diferentes regiões do estado. Conforme dados Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), são 37.035 desabrigados, 54.771 desalojados e 517 feridos. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.