Breaking News
recent

OAB-BA: Daniela Borges vence eleição e será primeira mulher a presidir entidade

 

Mestra em Direito Tributário e professora da Faculdade Baiana de Direito e Gestão, a advogada Daniela Borges entrará para a história da Ordem dos Advogados do Brasil, na seção Bahia (OAB-BA), como a primeira presidente mulher. Pela chapa "União pela Advocacia", ela foi eleita nesta quarta-feira (24), com 4.827 votos (46,4% do total numa eleição que tinha outros três candidatos).

É a primeira vez em quase 90 anos de história que a OAB-BA será comandada por uma mulher e terá como vice Christianne Gurgel. A vitória foi reconhecida pelo observador federal, que acompanhou de perto o pleito.

Perfil
Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Daniela Borges advoga há mais de 20 anos na área de Direito Tributário e também é professora da Faculdade Baiana de Direito e Gestão e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ingressou na OAB da Bahia como conselheira seccional na primeira gestão de Luiz Viana Queiroz (2013-2015). Foi também diretora-tesoureira no triênio 2016-2018, no segundo mandato de Queiroz à frente da seccional baiana. Na atual gestão de Fabrício Castro, ela ocupa o cargo de conselheira federal e preside a Comissão Nacional da Mulher Advogada.

Sob sua liderança, a política de paridade de gênero foi aprovada pelo Conselho Federal da OAB em dezembro de 2020 e se tornou obrigatória para as seccionais de todos os estados já nestas eleições.

Foi responsável também pela aprovação das súmulas que impedem a inscrição de bacharéis na Ordem que tenham cometido violência contra a mulher.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.