Breaking News
recent

Prefeitura de Santa Cruz da Vitória aposta na capacitação profissional dos cidadãos

 

Ao assumir a gestão do município, o Prefeito Maurício Lopes se deparou com um grave problema: a folha salarial chegava a mais de 70% do orçamento. Para lidar com essa realidade, foi necessário um intenso planejamento. Houve corte das gratificações de todos os funcionários e revisão do quadro de horários e dos gastos. Junto a isso, uma situação comum a municípios pequenos é quando trabalho na prefeitura é a única ou a principal fonte de renda ao alcance das famílias da localidade. É o caso de Santa Cruz da Vitória.

Sabendo dessa realidade, a solução proposta por Maurício e na qual a gestão tem trabalhado é a promoção da independência financeira através da profissionalização de mão de obra qualificada, transformando o município num terreno fértil para busca de profissionais e instalação de empresas que venham gerar empregos formais para os cidadãos.

A primeira ação da Prefeitura foi a criação da Secretaria de Gestão e Empreendedorismo. Um braço do governo voltado exclusivamente para o desenvolvimento profissional do santacruzense, sob o comando do Secretário Cristiano Nascimento. Foi criado então o CMEP (Centro Municipal de Ensino Profissionalizante), que oferece para 39 alunos oficinas profissionalizantes de Corte e Costura, Artesanato, Barbearia e Carpintaria, além de diversos cursos que ainda entrarão na grade, como eletricista, pedreiro e salão de beleza.

E não parou por aí: em parceria com o SENAR, a prefeitura já ofereceu também os cursos de Tratorista Agrícola, Profissional da Panificação, Segurança no Trabalho NR12, Vacinador de Brucelose e Operador de Retroescavadeira, profissionalizando e dando certificado a mais 105 santacruzenses.

“A intenção é trazer ainda mais cursos, expandir o número de alunos e promover mais formas de garantir a autonomia dos nossos cidadãos. É esse o caminho que encontramos para desafogar a folha da Prefeitura, garantir o direito ao emprego e renda e ainda fortalecer a economia local. É uma felicidade imensa poder oferecer aos jovens e adultos do nosso município ferramentas para ingressarem no mercado de trabalho e construírem suas carreiras visando um futuro melhor”, explicou Maurício.

















Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.