Breaking News
recent

PIS-Pasep: Saiba como pesquisar e receber o seu abono salarial!

O PIS-Pasep também chamado de abono salarial, consiste na sigla de dois programas. O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Para a população em geral, se trata de um benefício pago anualmente aos trabalhadores formais. O valor do PIS-Pasep tem relação com o tempo que o beneficiário trabalhou no ano anterior.

PIS-Pasep: Saiba como pesquisar e receber o abono salarial

O PIS-Pasep vai muito além de um simples pagamento aos trabalhadores formais. Ele possibilita o acesso a diversos benefícios no âmbito federal. Além disso, contribui e estimula o desenvolvimento das empresas.

Os trabalhadores que ganham até 2 salários mínimos mensais no ano, podem ter direito a receber até R$ 1.100 do PIS-Pasep. Enquanto os trabalhadores da iniciativa privada tem direito ao PIS-Pasep na Caixa, os servidores públicos ganham o benefício pelo Banco do Brasil.

Os profissionais que tem acesso ao PIS-Pasep, precisam consultar o NIS. Já os trabalhadores do Pasep, precisam ter o NIT. Os números podem ser localizados na Carteira de Trabalho, ou no extrato do FGTS. Entretanto, se você não tem nenhum desses documentos, é possível acessar os números pelo site. Confira abaixo, como proceder.

  1. Acesse este site;
  2. Logo após, toque em “Cidadão”;
  3. Em seguida, clique em “Inscrição”;
  4. Depois disso, toque em “Filiado”;
  5. Feito isso, é necessário digitar os seus dados pessoais (nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF);
  6. Por fim, o número vai aparecer no canto direito da tela.

Perdeu o prazo do saque? Confira o que fazer nesse caso

Após o prazo do saque PIS-Pasep o trabalhador ainda pode retirar o dinheiro. Porém, o benefício só volta a ficar disponível no calendário de pagamento do próximo ano-base. O calendário de pagamentos será definido pelo Codefat, a partir de janeiro de 2022.

Geralmente, o PIS-Pasep está disponível para saque no período de julho de um ano, até junho do ano seguinte. Além disso, o pagamento segue uma agenda de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. Mas, por que o novo calendário não começou neste mês?

O governo federal anunciou que vai liberar os pagamentos referentes ao calendário 2021/2022 (ano-base 2020), apenas em 2022. Dessa forma, o direito ao saque PIS-Pasep não resgatado ainda vai ser retomado apenas em 2022.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.