Breaking News
recent

Dívidas com mais de 5 anos deixam de existir?

Muitos de nós ficamos confusos quando o assunto é se as dívidas com mais de 5 anos deixam de existir.

Isso acontece porque ouvimos falar bastante sobre após 5 anos as dívidas somem.

Entretanto, será que elas realmente somem ou elas ainda existem e podem te prejudicar? No artigo de hoje vamos te ajudar a entender o que acontece com suas dívidas após 5 anos.

Por quanto tempo meu nome pode ficar sujo? 

O seu nome pode continuar negativado por até 5 anos pela dívida, seja ela em bancos, empréstimos, cartões ou lojas, após esse período elas prescrevem, isso é o que orienta o Código de Defesa do Consumidor.

Minha dívida deixa de existir após 5 anos? 

Agora chegamos a um ponto muito comum, pois muitas pessoas imaginam que após esse prazo a dívida some, porém, ela não desaparece.

Entretanto, após esse prazo seu nome é removido dos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, o SPC e o Serasa, isso quer dizer que você não pode mais ser acionado judicialmente para efetuar o pagamento desta dívida, caso ocorra de ser acionado, é possível alegar que a dívida possui mais de 5 anos, isso faz com que processo seja extinto.

É importante que você entenda que não é porque sua dívida não consta nos órgãos de proteção ao crédito, que ela simplesmente não existe mais, pois você ainda pode receber cobranças pela mesma, porém de maneira moderada.

O que realmente aconteceu foi que após o prazo de cinco anos estipulado pela lei, a empresa não teria mais como entrar com uma ação para requerer a cobrança da dívida.

Meu nome foi removido dos órgãos de proteção ao crédito, mesmo assim o tempo negativado pode me prejudicar?  

Lembrando que como mencionei a sua dívida não desapareceu, por isso você ainda pode ser prejudicado para conseguir algumas linhas de crédito, mesmo com seu nome “limpo”.

Portanto, é importante atentar para os termos das possíveis renegociações e os benefícios de eventualmente quitar as dívidas já vencidas, também é importante verificar se ainda há juros sobre a dívida, o que pode torná-la muito mais alta do que antes.

Uma boa dica é aproveitar as oportunidades de descontos para renegociação de dívidas do serasa limpa nome.

O Serasa Limpa Nome é um serviço gratuito que auxilia na liquidação de dívidas. Você pode negociar com um “nome limpo” para sua empresa ou para você mesmo. Você pode acessar o Serasa Limpa Nome pelo site ou aplicativo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.