Breaking News
recent

Saiu calendário da prova de vida INSS 2021 com liberação por aplicativo

Foto: Reprodução

esta sexta, 26, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou o calendário para a volta da prova de vida, exame obrigatório para continuar recebendo os benefícios que está suspenso desde março do ano passado por causa da pandemia de Covid-19.

A retomada da obrigatoriedade será feita de forma gradual, a partir de maio. O cronograma foi divulgado em portaria no Diário Oficial da União (DOU). A previsão é que a prova de vida ofereça biometria facial para que assim as pessoas não precisem ir até a agência bancária.

O calendário funciona assim: inicialmente, os segurados que têm competência de vencimento da comprovação de vida em março ou abril deverão fazer a prova de vida já em maio. Já quem tem competência em maio e junho deverá fazer o procedimento em junho, e assim sucessivamente.

Calendário para prova de vida do INSS 2021



Geralmente, a prova de vida é realizada pelo segurado todos os anos, para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago, neste ano, o processo poderá ser feito por aplicativo. Entenda mais abaixo:

Prova de vida por aplicativo

Como anunciado pelo INSS,  a prova de vida poderá será feita pelo aplicativo Meu INSS, o beneficiário será avisado da necessidade de fazer o exame e será direcionado ao aplicativo Meu Gov.Br, para a atualização das informações.

O procedimento usará a biometria facial. Além disso, o INSS fará uso da base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dessa forma, todo o processo poderá ser feito por um aplicativo. Antes, o aposentado ou pensionista, por exemplo, tinha que comparecer presencialmente ao banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.