Breaking News
recent

Itabuna pede socorro; facções dominaram a cidade

 

Há 15 anos, eram formadas as duas primeiras facções criminosas de Itabuna. Denominadas Raio A e Raio B, elas surgiram dentro do Presídio da cidade, daí pra frente a vida do cidadão grapiuna virou um verdadeiro inferno, pois de lá pra cá foram registrados mais de 2.000 assassinatos, dentre essas vítimas mais de 100 pessoas inocentes. Vários assaltos e sequestros também foram e continuam sendo registrados, e pra piorar, em 2014 mais uma facção foi criada na cidade, o DMP. Ou seja, o que já estava ruim ficou ainda pior. Daí uma pergunta fica no ar, que atitudes por parte das autoridades, principalmente Secretaria de Segurança Pública foram tomadas? Nenhuma, Itabuna sempre foi abandonada pelos órgãos competentes, nunca teve a atenção merecida. Nos dias atuais, a população itabunense é refém da criminalidade, ficamos amedrontados para sair pro trabalho, ir na padaria, ir fazer uma caminhada ou qualquer outra atividade, pois não sabemos se voltaremos vivos para o conforto do nosso lar. Várias situações recentes mostram o inferno vivido pelos moradores de Itabuna devido o terror das facções. Vamos a elas: 
- Assaltos a empresas, como uma no Nova Itabuna e Laticinios Boa Hora e marmoaria no Santo Antônio. - Roubos de moto, carro e transeuntes. 
- Pessoas sendo vítimas de latrocínio, ou passando mau e morrendo como uma mulher no Nossa Senhora das Graças. 
- Criminosos que executam pessoas dentro de casa, sendo intitulados de Bonde do Alicate. - Pessoas torturadas por membros de facções como uma mulher no bairro Califórnia. 
- Ladrões impiedosos que agridem e atiram nas vítimas, como a empresária nas Nações Unidas e um jovem baleado no bairro Califórnia por se negar a da a moto pro vagabundo. 
- Sequestro de motoristas de aplicativo. - Festas em condomínios com exibições de armas. 
- Ameaças a moradores da própria área com uso de drogas, e a proibição de moradores de outros bairros por rivalidade de facções. 
Aí estão alguns exemplos. Itabuna foi durante os anos de 2009, 2010, 2012, 2014, 2018 e 2019 a cidade mais violenta do interior da Bahia por taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes. O bairro Califórnia é o mais violento de Itabuna por seis anos seguidos no quesito assassinato Já o Santo Antônio é o mais violento no quesito assalto. Os moradores de bem da cidade pedem mais ações por parte das autoridades para combater o tráfico de drogas, e que líderes das organizações criminosas sejam encaminhados aos presidios federais. Aquele tempo de ficarmos nas portas de casa até tarde a noite, em bares assistindo um jogo, curtindo um sarau ou vir de festas durante a madrugada acabou. Fazer isso é se entregar para a tragédia. Itabuna pede socorro e pede paz. Estamos sitiados e sendo caçados todos os dias.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.