Breaking News
recent

Lira amplia vantagem contra Baleia entre deputados baianos para eleição na Câmara

Lira amplia vantagem contra Baleia entre deputados baianos para eleição na Câmara
(Á esq.) Baleia Rossi e (à dir.) Arthur Lira | Foto: Montagem/ BN

Se dependesse dos parlamentares baianos, Arthur Lira (PP-AL) seria eleito presidente da Câmara dos Deputados. Dos 39 que representam o estado na Casa, 27 já declararam voto no candidato, enquanto 11 fecharam apoio ao adversário de Lira, Baleia Rossi (MDB-SP), nome lançado pelo atual chefe do Legislativo Nacional, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

 

Desde segunda-feira (25), quando participou em Salvador de almoço com deputados e de reuniões com o governador Rui Costa (PT) e o presidente nacional do DEM, ACM Neto, Lira somou dois votos até então desconhecidos, mostra levantamento do Bahia Notícias. Um deles foi o de Pastor Sargento Isidório, que confirmou ao Bahia Notícias que vai seguir a orientação nacional de seu partido, o Avante, e votar no "amigo Lira". O outro foi o da deputada federal Dayane Pimentel (PSL). Ela resolveu caminhar conforme posicionamento de sua sigla, que, inicialmente, decidiu por apoio a Baleia Rossi, mas se converteu a Lira.

 

Do outro lado, Baleia ganhou o voto do deputado federal Zé Neto (PT), que ainda não havia decidido quem apoiaria. À reportagem, o parlamentar airmou que, por ser "partidário", vai marchar com o candidato. "Mas acho que ele [Baleia] ainda precisa melhorar a plataforma de candidatura e incluir questões que são essenciais para o país", ponderou o petista.

 

O placar mostra que Baleia tem na Bahia, basicamente, apoio de partidos de esquerda: PT, PSB, PCdoB e PDT. Já Lira tem um amplo arco de alianças no estado e está fechado com PP, PL, Republicanos, PSD, Avante, Podemos e PSL.

 

O DEM é um caso à parte. O presidente nacional da sigla, ACM Neto, diz que o partido está com Baleia, candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas a Bahia é um exemplo de estado onde toda a bancada já se declarou pró-Lira. Por outro lado, Neto já adiantou que não haverá retaliações a quem seguir contra (saiba mais aqui). 

 

Veja abaixo como cada deputado baiano deve votar no dia 1º de fevereiro:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.