Breaking News
recent

Dapé passa a usar “pulmão artificial”; transferência para SP prevista para esta quarta

 

Dapé deve ser transferido do Ames para hospital em São Paulo

O ex-prefeito de Eunápolis, Paulo Dapé, 63 anos, começou a usar um procedimento que pode ser comparado a um pulmão artificial, já que substitui as funções do órgão. Dapé está internado há 10 dias na UTI do Hospital Ames, com Covid-19. Na terça-feira, houve uma piora em seu quadro de saúde.

O ECMO, que, na sigla em inglês, significa oxigenação por membrana extracorpórea, é um equipamento que foi trazido de São Paulo e que substitui as funções do pulmão.A operação - que na pandemia de coronavírus tem sido uma das últimas opções para pacientes com dificuldade para respirar - foi realizada por uma médica que também veio de São Paulo, juntamente com profissionais especializados.

A médica prepara ainda a transferência de Dapé para um hospital da capital paulista, prevista para o início da tarde desta quarta-feira.

Em recente entrevista ao jornal Zero Hora, o diretor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Mauricio Saueressig, explicou que o ECMO costuma ser usado quando os pacientes estão no limite do ventilador mecânico e, mesmo assim, seguem com dificuldade para respirar. 

Paulo Dapé luta contra a Covid-19

"Neste momento, o ECMO entra em ação. Em vez de a oxigenação ser feita pelo pulmão, o equipamento passa a fazer praticamente todo o processo. Um tubo colocado na perna puxa o sangue — em uma velocidade de até sete litros por minuto — para a membrana extracorpórea, onde é feita a troca gasosa, retirando o dióxido de carbono e colocando oxigênio. Depois, o sangue oxigenado retorna para o corpo do paciente por meio de uma conexão feita no pescoço", declarou.

Esposa de Paulo Dapé, a prefeita eleita de Eunápolis, Cordélia Torres, 46 anos, disse ao RADAR 64 que o quadro inspira cuidados.

"Peço que todos estejam em oração pela reabilitação e cura de Paulo Ernesto, em especial as crianças. Peço que elas orem com seus pais, pois elas têm intimidade com Deus. Peço também às pessoas que se cuidem, usando máscaras e álcool em gel", disse Cordélia, que também foi infectada pela Covid-19, mas que já se recuperou

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.