Breaking News
recent

TRE-BA ORIENTA QUE ELEITOR LEVE “COLA” PARA DIMINUIR TEMPO DE VOTAÇÃO

 

No dia 15 de novembro, data em que o eleitor vai digitar os números dos seus candidatos a prefeito e vereador nas urnas, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), com a intenção de reduzir o tempo de votação, evitando possíveis aglomerações no dia do pleito, orienta aos cidadãos levar anotados os números de seus candidatos – a “cola eleitoral”. Recomendação visa cumprir distanciamento social por conta da pandemia de Covid – 19. Além de usar máscara, cada eleitor deve levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Durante a votação, para preservar o sigilo do voto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe a utilização de telefone celular, tablets, rádio comunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos dentro da cabine de votação. É permitindo apenas consultar anotações feitas em papel. A proibição está prevista no art. 88, da Resolução n.º 23.399.

Além da “cola”, o Regional baiano orienta que, antes de sair de casa para votar, o eleitor deve verificar o seu local de votação, pois algumas seções eleitorais foram alteradas. A consulta pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, no Google Play ou na App Store, na opção “onde votar”.

Para consultar os dados eleitorais, incluindo o novo local de votação e seção, os eleitores também poderão acessar o site do TRE-BA (http://www.tre-ba.jus.br/), ligando para (71) 3373-7000 ou falando com a atendente virtual ‘Clara’, por meio do WhatsApp – 71-99602-7777, serviço funciona 24 horas, em todos os dias da semana.

Horário de votação ampliado

Neste ano, o tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: das 7h às 17h. Das 7h às 10h, o horário será preferencial para maiores de 60 anos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e pessoas que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus. Mesmo com o horário prioritário, os eleitores que não fazem parte deste grupo também poderão votar. Apesar de o horário ser preferencial, ele não será exclusivo.

De acordo com Rita de Cássia Ferreira Souza, chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral, outras pessoas também poderão se dirigir ao local de votação nesse horário, “no entanto, como em todos os horários, elas deverão aguardar na fila e serão atendidas após a prioridade”.

Para auxiliar os trabalhos no dia das eleições, os locais de votação terão coordenadores de acessibilidade, exclusivamente, para receber, encaminhar e dar o tratamento adequado a essas pessoas que têm prioridade. “Qualquer dificuldade que os eleitores tiverem, eles poderão procurar, em seu local de votação, os coordenadores de acessibilidade, que estarão identificados com camisas azuis”, completou Rita.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.