Breaking News
recent

Eleições 2020: pesquisas no google indicam tendência de grande abstenção no pleito de domingo

 

Às vésperas do primeiro turno das eleições municipais, marcadas para este domingo (15), “o que acontece se não votar?” e “como justificar voto?” são a primeira e a segunda perguntas relativas à votação mais buscadas no Google nos últimos 14 dias. Elas aparecem à frente de “o que levar para votar?”, “como votar nulo?” e “a partir de qual idade o eleitor não precisa mais votar”, segundo a página de tendências do buscador. E isso não é à toa.

O cientista político Cláudio André de Souza acredita que há uma tendência de maior abstenção nas eleições municipais deste ano por conta da pandemia do novo coronavírus. “A gente está diante do isolamento social, há um sentimento de insegurança, ainda mais agora que o vírus volta. Ainda não é uma segunda onda, mas só o aumento de casos confirmados gera, de fato, uma insegurança sobretudo nas grandes cidades”, avalia o cientista, ressaltando que essa é compartilhada com outros colegas.

De acordo com os números da Secretaria de Saúde do Estado (Sesav), a curva de casos ativos da Covid-19 tem diminuído na Bahia. Mas o próprio governador Rui Costa (PT) pregou cautela ao falar sobre o assunto, em meados de outubro, porque o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) identificou redução na aplicação de testes para diagnosticar a Covid-19.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.