Breaking News
recent

Rui minimiza pesquisa eleitoral de Salvador divulgada por jornal

 


[Rui minimiza pesquisa eleitoral de Salvador divulgada por jornal]


Ogovernador Rui Costa (PT) demonstrou não ter gostado do cenário apresentado pela pesquisa eleitoral de Salvador divulgada na edição desta quinta-feira (25) do jornal A Tarde. Para o petista, a manchete da edição, que levantou a possibilidade da eleição do candidato Bruno Reis (DEM) no primeiro turno, é equivocada pelos próprios números apresentados. O petista também colocou em dúvida a metodologia do levantamento, cuja sondagem ao público eleitor é feita por telefone. 

“Eu não vou comentar pesquisa. Mas acho que a manchete deveria ser outra, até porque se você somar os votos dá 36% a 35%. Eu não consigo as vezes entender manchete de jornal. Ela nega o próprio número que tá escrito. Ali poderia ser: Eleição em Salvador indefinida ou dará segundo turno. Some ali para você ver… Como 36 a 35 dá segundo turno? As vezes fico perplexo como alguns calculam matemática. Se o resultado for hoje igual aquele, é segundo turno”, disse após ser provocado pelo BNews durante vistoria de obras no Centro de Salvador. 

O petista lembrou ter sido vítima de pesquisas logo no início da sua campanha de 2014. “Eu comecei com 4% e ganhei no primeiro turno. Uma coisa é pesquisa com candidato com mesmo nível de conhecimento, quando alguns candidatos são conhecidos por 90% da população e outros são desconhecidos por 90% só a campanha vai definir. A pesquisa é por telefone e não presencial, acho um erro, acho que não tem confiabilidade, não sabe se de fato é o perfil da pessoa entrevistada (…) se é idoso, jovem, que renda, tem pouco valor científico… A pesquisa vai mudando com o decorrer da campanha eleitoral. Se tivesse que resumir, a manchete seria diferente: segundo turno em Salvador. A outra manchete deve ser o desejo do editor que publicou”, disparou.  

PESQUISA - O candidato do prefeito ACM Neto (DEM) lidera todos os cenários do levantamento publicado nesta quinta-feira (24) do jornal A Tarde e realizado pelo instituto Potencial Pesquisa. O nível de confiança de 95% e margem de erro de 3,46 pontos percentuais. O tamanho da amostra foi de 800 entrevistas, realizadas no período de 16/09/2020 a 22/09/2020. 

No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados, Reis tem 35%. Pastor Sargento Isidório (Avante) e Olívia Santana (PCdoB) aparecem empatados com 10%; Major Denice (PT)em 7%; Hilton Coelho (PSOL) e Bacelar (Pode) tem 3% cada. O candidato Cézar Leite (PRTB) tem 2% e Celsinho Cotrim (PROS) com 1%. Rodrigo Pereira do PCO não pontuou. 15% ainda não sabe em quem votar, 1% não quis responder, 3% votariam branco e 10% anulariam o voto. 

No limite da margem de erro, os candidatos governistas Isidório, Olivia e Denice aparecem tecnicamente empatados. 

Já na pesquisa espontânea, quando o entrevistado diz o nome que vem a cabeça, 44% afirmaram ainda não ter candidato. O vice-prefeito tem 21% das in- tenções de voto, Isidório com 6% e o prefeito ACM Neto (DEM), fiador da candidatura de Bruno, foi lembrado por 5%. Olívia e Denice têm 4%, cada uma. A deputada federal Lídice da Mata (PSB) apareceu com 2%. Leite, Bacelar, Hilton e Cotrim aparecem com 1%, cada um. 

Os resultados da pesquisa eleitoral de intenção de voto registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o no BA-02638/2020 para o cargo de Prefeito para as eleições municipais de 2020 em Salvador, de acordo com a Resolução-TSE n.o 23.800/2019.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.