Breaking News
recent

Taxa de ocupação em UTIs retorna a níveis de alerta no sul e no extremo-sul da Bahia

Taxa de ocupação em UTIs retorna a níveis de alerta no sul e no extremo-sul da Bahia
Foto: Divulgação / GOV BA
A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 nas macrorregiões sul e extremo-sul do estado retornou a níveis de alerta neste final de semana. Segundo dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) na noite desta segunda-feira (3), os números chegaram a 86% e 97%, respectivamente.

No extremo-sul, 34 das 35 vagas exclusivas para Covid-19 em leitos de terapia intensiva estão ocupadas. Há apenas uma unidade disponível, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Já no sul do estado, 114 dos 132 leitos de UTI reservados para o tratamento da Covid-19 estão ocupados, restando oito vagas no Hospital Dr. Heitor Guedes de Mello, em Valença; cinco no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna; duas no Hospital São José, em Ilhéus, uma no Hospital São Vicente, em Jequié; uma no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus; e uma no Hospital de Ilhéus.

A ocupação dos leitos de terapia intensiva nessas regiões é uma preocupação recorrente do governo estadual desde o fim de abril, quando a Sesab passou a considerar a possibilidade de transferir pacientes de Ilhéus e Itabuna para Vitória da Conquista 

Nas primeiras semanas de julho, sul e extremo-sul superaram a marca de 90% de ocupação dos leitos de UTI . Na ocasião, o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas anunciou ao Bahia Notícias que abriria novas unidades de terapia intensiva nas regiões, o que foi feito. Entretanto, diante dos novos dados, é possível verificar que o efeito das ações do governo foi temporário.

OUTRAS REGIÕES
A macrorregião leste, onde fica Salvador e Recôncavo, é a terceira com maior taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado, com 70%. Das 718 unidades instaladas ou contratadas pelo poder público na região, 506 estão ocupadas.

O sudoeste, com 70 leitos de terapia intensiva concentrados em Vitória da Conquista, tem 69% de taxa de ocupação. Neste momento, há 13 vagas disponíveis no Hospital Geral de Vitória da Conquista, cinco no Hospital de Clínicas e quatro no Hospital São Vicente de Paulo.

As regiões norte (59%), oeste (58%), centro-leste (51%), centro-norte (50%) e nordeste (25%) completam a lista, com taxas controladas de ocupação de leitos de terapia intensiva no estado.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.