Breaking News
recent

Ilhéus: Com dívidas e falta de repasses, Teatro Popular encerra atividades após 25 anos

Ilhéus: Com dívidas e falta de repasses, Teatro Popular encerra atividades após 25 anos
Foto: Reprodução / TV Santa Cruz
O Teatro Popular de Ilhéus, no Litoral Sul, vai fechar as portas. O motivo é a falta de dinheiro para pagar as dívidas agravadas devido à pandemia do novo coronavírus. O montante no vermelho já passa de R$ 70 mil. Segundo a TV Santa Cruz, o teatro completa 25 anos neste mês de agosto. A situação se agravou após o último espetáculo realizado no dia 14 de março.

Desde então, sem apresentações, público e bilheteria, o acúmulo de débitos aumentou. Além disso, a direção do teatro relatou constantes atrasos do governo do estado no repasse da verba do Fundo Nacional da Cultura. Com o recurso, o teatro consegue pagar mais de 70% das despesas. Os artistas de ilhéus também aguardam o repasse do governo federal através da Lei Aldir Blanc, que disponibiliza até R$ 10 mil para grupos e coletivos de cultura.

A verba também contempla profissionais da cultura cadastrados como pessoa física, que são artistas, produtores culturais e técnicos, estão parados desde março, sem poder trabalhar. Em torno de 15 profissionais que trabalham diretamente no Teatro Popular estão sem receber salários há quatro meses. Para tentar minimizar a situação, eles reformularam os espetáculos e se apresentam durante a pandemia por meio de aplicativos de vídeo. 

Ainda na busca do retorno das atividades do teatro, a prefeitura da cidade negociou as dívidas do espaço com credores. A volta das apresentações ainda está indefinida.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.