Breaking News
recent

CONSÓRCIOS DO SUL E SUDOESTE ASSINAM COM GOVERNO DO ESTADO PROTOCOLOS PARA GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

WhatsApp Image 2019-08-13 at 14.16.38

 Vinte e seis municípios integrantes dos consórcios de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS) e Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) assinaram, nesta terça-feira (13), protocolos de intenções com o governo do Estado para a formalização dos Termos de Acordo de Cooperação para apoio na elaboração dos Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com apoio das Secretarias de Meio Ambiente (Sema), Relações Institucionais (Serin) e Planejamento (Seplan), os planos vão combater os principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. O objetivo é garantir a prática de hábitos de consumo sustentável, aumento da reciclagem, reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

“É, de fato, um momento histórico, porque enfrentar o problema dos resíduos sólidos não é fácil e necessita de um volume de recursos grande, por isso é tão importante essa interlocução com o estado”, agradeceu o presidente do CDL-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio.

O presidente do Cima e prefeito de Santa Luzia, Antônio Gulherme, lembrou que “esse é o terceiro encontro formal para tratar do tema e definir o conjunto de ações propostas nos planos”.

Presente no evento, o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), afirmou que o Legislativo baiano está à disposição para votar medidas que ajudem a estabelecer o desenvolvimento dessa tarefa.

“A Assembleia Legislativa está afinada com esse assunto. Já conversei com Targino Machado, o líder da Oposição, entendendo que isso não é uma tareda de governo ou de oposição, mas da sociedade baiana e todos estão dispostos a contribuir”, afirmou o líder governista.

Já o secretário da Sedur, Sérgio Brito, afirmou que o momento é fundamental para o desenvolvimento efetivo dos planos. “Hoje demos um passo importantíssimo para tirarmos essa ação do plano das ideias e colocarmos definitivamente no papel. O objetivo é alcançar todos os municípios baianos, porque trata-se de uma questão de saúde pública”, destacou.

Os 26 municípios baianos que compõe os dois consócios e que participam nesse primeiro momento são Arataca, Camacã, Canavieiras, Itajú do Colônia, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, Una e São José da Vitória, que formam o Cima; e Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Maraú, Ubaitaba e Uruçuca, integrantes do CDS-LS.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.