Breaking News
recent

Governo Bolsonaro enviará equipe para monitorar rompimento de barragem na Bahia

[Governo Bolsonaro enviará equipe para monitorar rompimento de barragem na Bahia]

O Ministério do Desenvolvimento Regional do governo Jair Bolsonaro (PSL) divulgou nota, no fim da tarde desta quinta-feira (11), a respeito do rompimento da barragem Quati, na região do município de Pedro Alexandre (BA). Segundo o órgão, equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) estão acompanhando desde as primeiras horas a situação do rompimento. A estrutura é de usos múltiplos de água. Segundo o BNews apurou, Wesley Felinto, superintendente da Defesa Civil nacional, já embarcou para Sergipe, que faz fronteira com a região do acidente, para averiguar o caso.
"Logo no início da tarde, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão vinculado à Sedec, enviou um alerta por SMS à população de Coronel João Sá, município baiano afetado pelo volume de água oriundo da barragem. A mensagem recomendava a evacuação de áreas próximas ao Rio do Peixe, que passa pelo centro urbano. A Defesa Civil municipal já trabalha junto à Polícia Militar para retirar temporariamente 100 famílias que residem às margens do rio", declara.
Sobre o auxílio federal, o governo informa que "equipes de monitoramento e operações do Cenad mantém contato com as Defesas Civis estadual e municipal para averiguar a necessidade de auxílio complementar por parte do Governo Federal. Técnicos da Defesa Civil Nacional serão designados ao município para acompanhar os trabalhos e auxiliar equipes locais".
"O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, também fez contato com o Governo do Estado para reforçar a disponibilidade de apoio da União. Por se tratar de uma barragem em rio estadual, a fiscalização da estrutura é de responsabilidade da autoridade competente no Estado da Bahia", declara.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.