Breaking News
recent

Hospital Costa do Cacau realiza primeira neurocirurgia de doença de MAV no Sul da Bahia

hrcc 3O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou o primeiro tratamento neurocirúrgico endovascular de uma doença rara e grave, a malformação arteriovenosa (MAV) cerebral. O procedimento foi feito pela equipe de neurocirurgia do hospital, o primeiro já realizado pela rede pública e privada de saúde no sul da Bahia.
O paciente Daniel Gomes dos Anjos foi submetido a uma tomografia do crânio que evidenciou hemorragia cerebral, levando a equipe do HRCC a suspeitar da patologia. Após a estabilização e os cuidados de neurointensivismo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi realizado o exame de arteriografia cerebral, que confirmou o diagnóstico.
Posteriormente, os profissionais da unidade fizeram o planejamento e procederam com o tratamento neurocirúrgico endovascular, sem intercorrências.
Segundo o neurocirurgião que realizou a cirurgia, Gustavo Bilate, o principal objetivo dessa cirurgia é reduzir o fluxo de alta pressão das artérias dentro das veias, consiste na oclusão de vasos defeituosos, evitando que novas hemorragias ocorram. O paciente foi operado no último dia 17 e recebeu alta nessa quarta-feira (26).
Para José Antônio Sousa, presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar, (IBDAH), que faz a gestão do HRCC, unidade 100% SUS do Estado, o Hospital Regional Costa do Cacau é um avanço na saúde baiana. “São grandes os investimentos do Governo da Bahia, em diversas áreas, e a saúde tem uma atenção especial. Vários hospitais foram inaugurados e serviços estão sendo realizados e salvando muitas vidas”, disse.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.