Breaking News
recent

Carnaval de Salvador é cenário de comédia baiana inspirada em Shakespeare

Carnaval de Salvador é cenário de comédia baiana inspirada em Shakespeare
  Adaptado de “Sonho de uma noite de verão”, livro de Adriana Falcão que remonta o clássico de William Shakespeare no universo baiano, o musical “Sonho de uma noite de verão na Bahia” estreia nesta sexta-feira (29), às 19h, no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador.

  “Era uma coleção com Luis Fernando Verissimo, Jorge Furtado e ela [Adriana], e cada um escrevia uma adaptação de uma comédia de Shakespeare para romance, como uma adaptação contemporânea. Então, ela fez ‘Sonho de uma noite de verão’ como se as coisas se passassem na Bahia. Isso já tem uns 10 anos ou mais, mas aí coincidiu que alguns atores tinham pensado em fazer disso um musical e eu achei bom”, conta o diretor pernambucano João Falcão sobre a montagem, primeiro resultado do edital Fábrica de Musicais, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), que contemplou o Coletivo 4.


  Com um repertório de canções imortalizadas nas vozes de nomes como Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Margareth Menezes e Ricardo Chaves, a montagem tem como cenário o Carnaval de Salvador. “O ‘Sonho de uma noite de verão’ é uma comédia que tem magia, fadas e tudo mais, e isso combina um pouco com o Carnaval. Na verdade, é a história de uns seres sobrenaturais, que resolvem investigar a existência de gente. ‘Será que gente existe mesmo? Então vamos lá!’. E aí eles vêm à terra, só que caem justo em Salvador, na Bahia, e na época de Carnaval. E isso é um prato para ter altas confusões e tramas interessantes”, conta o Falcão, destacando que o musical fala sobre amor. “Sobre se apaixonar, sobre sonho, essa coisa que tem tudo a ver com carnaval. A peça já era isso, acontece numa festa também, então essa coisa do amor dos humanos, gente tem essa coisa de se apaixonar e tudo mais, e é sobre isso, o apaixonamento das pessoas”, acrescenta o experiente dramaturgo, que esteve à frente de projetos importantes como as peças "Gonzagão – a lenda", "Ópera do Malandro" e "Gabriela – Um Musical" e as séries "O Auto da Compadecida", "Sexo Frágil" e "Clandestinos – O sonho começou".


"É uma comédia que tem magia, fadas e tudo mais, e isso combina um pouco com o Carnaval", diz Falcão sobre a comédia "Sonho de uma noite de verão na Bahia" | Foto: Divulgação


  O enredo acompanha os reis Titânia e Oberon, o debochado duende Puck e quatro fadas, que partem do Olimpo em direção à Terra, quando conhecem Teseu, político e empresário do entretenimento, noivo de Hipólita; a cantora de axé Hérmia, que rejeita as investidas do candidato a deputado Demétrio, e planeja fugir com Lisandro, jovem herdeiro de uma fortuna, por quem Helena está apaixonada. Essa história, cheia de magia, confusões e paixões desencontradas, é cantada e contada por um elenco formado por Ana Mametto, Rafael Medrado, Jarbas Oliver, Igor Epifânio, Lara Böker, Rafa Souza, Yanna Vaz, Luiz Pepeu, Marília Castro, Viviane Pitaya, Alexandre Moreira, Ana Barroso, Fernanda Beltrão, Daniel Farias, Fernanda Paquelet e Genário Neto. Com direção musical assinada pelo arranjador e maestro Yacoce Simões, os atores estarão acompanhados ainda pelos multi-instrumentistas Carlos Boca, Chocoshow Yuri, Citnes Dias, Felipe Guedes e Nino Bezerra. 


  João Falcão revela que a escolha de repertório foi feita basicamente de duas maneiras. “Uma é que eu precisava de uma música que contasse mais ou menos determinada coisa, e aí eu ia procurar. E outra era, tem uma música que é muito boa, e eu ia procurar uma situação que pudesse ser encaixada”, lembra o diretor. “Por exemplo, tem uma hora em que um grupo de teatro está ensaiando para um concurso de um bloco performático. Então eles estão ensaiando a história de Píramo e Tisbe, que é um casal que conversa através de um buraco no muro, e aí tem ‘Selva Branca’”, conta o pernambucano, sobre a canção que tem versos como “Eu dou a volta no seu muro / Eu pulo seu muro/ Pra te encontrar / Eu dou a volta no seu mundo / Eu mudo seu mundo”. Outro clássico carnavalesco incluído no espetáculo é “Chame Gente”, que tem tudo a ver com a proposta, já que os seres mágicos desembarcaram na folia, justamente em busca de gente. “E tem muitas músicas de amor. Tem uma hora que tem duas pessoas se apaixonando pela mesma pessoa e aí eles cantam ‘Beleza Rara’, um de um lado e outro de outro, puxando outro verso”, diz Falcão. 


SERVIÇO

O QUÊ: “Sonho de uma noite de verão na Bahia”
QUANDO: 29 de março a 28 de abril. Quinta a domingo às 19h e sábados e domingos, também às 16h 
ONDE: Teatro Gregório de Mattos – Salvador (BA)
VALOR: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.