Breaking News
recent

Luiz Viana é o novo vice-presidente nacional da OAB

Eleição foi confirmada após julgamento de recurso no CFOAB

Foto: Marcus Murillo/bahia.ba
  Nos próximos três anos, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) terá o baiano Luiz Viana Queiroz como vice-presidente. A eleição aconteceu agora à noite, depois de julgado o pedido de impugnação da chapa “OAB Forte e Unida”, que tem como presidente Felipe Santa Cruz, ex-presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro.
  O julgamento aconteceu em sessão extraordinária nesta quinta (31), quando o CFOAB julgou improcedente o pedido de impugnação de registro de candidatura à presidência do Conselho Federal da chapa, única que concorreu no pleito, apresentada pelo Coletivo Advogadas do Brasil, em razão da chapa não reservar 30% de seus cargos para o sexo feminino. O entendimento do relator José Maciel foi de que a vigência da norma que determina a presença mínima de 30% de cada sexo na diretoria do Conselho se dá apenas a partir da eleição de 2021.
Além de Luiz Viana como vice-presidente e Felipe Santa Cruz como presidente, a chapa “OAB Forte e Unida” conta ainda com José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral como secretário-geral, Ary Raghiant Neto como secretário-adjunto e José Augusto Araújo de Noronha, ex-presidente da OAB do Paraná, como tesoureiro. A posse da diretoria eleita e dos novos conselheiros federais acontece nesta sexta-feira (01/02), às 10h. O presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, está na capital federal para acompanhar a eleição e a posse de Luiz Viana.
Ex-presidente da OAB da Bahia por dois mandatos, 2013/2015 e 2016/2018, eleito conselheiro federal da OAB no último dia 21 de novembro, na chapa do seu sucessor no estado, Luiz Viana é o primeiro advogado baiano a ocupar a vice-presidência da OAB Nacional. Antes dele, o advogado trabalhista Gilberto Gomes, falecido em 2006, exerceu o cargo de secretário-geral da OAB durante a gestão de Rubens Approbato Machado (2001/2004).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.