Breaking News
recent

Primeira sexta do ano terá treze missas na Igreja do Bonfim

Foto: Reprodução/Fernando Hidalgo/Flickr
Foto: Reprodução/Fernando Hidalgo/Flickr

Na primeira sexta-feira do ano (4), conhecida também como Sexta-feira da Proteção, os fiéis vão subir a Colina Sagrada para pedir suas bençãos para o ano que se inicia ao Senhor do Bonfim. No dia, serão celebradas 13 missas na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, começando às 5h e com a última tendo início às 18h30.
Acontecem missas às 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 17h e 18h30. Na data, os fiéis podem escrever seus pedidos e colocar nas caixas coletoras espalhadas pelo templo. Os pedidos depositados e as fitas amarradas no gradil da Basílica Santuário serão queimados no dia 11 de janeiro – 2º dia do novenário – depois da missa das 17h.
Também já foi divulgada pela Arquidiocese a programação completa da Festa do Bonfim, que tem eventos desde a quinta (10) e culmina com a lavagem, no dia 17, e se encerra no dia 20. Confira:
10/01 – Quinta-feira – 18h30 – Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bomfim em frente à Basílica Santuário, dando início a programação da festa 2019.
19h – Novena – 1º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, nasceu para conceder-nos a sua paz (“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados” – Lc 2,14).
Pregador: Diácono Manoel Pedro Matias da Silva, Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, Salvador-Bahia.
11/01 – Sexta-feira – 19h – Novena – 2º Subtema: Só em Jesus, o Senhor do Bonfim, encontramos a verdadeira paz (“Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim” – Jo 16,33).
Pregador: Monsenhor Walter Jorge Pinto Andrade, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Nazaré, Salvador-Bahia.
12/01 – Sábado – 14h30 – Concentração dos membros do Apostolado da Oração, encerrando com missa às 17h.
19h – Novena – 3º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, convida-nos a sermos promotores da paz (“Felizes os que promovem a paz ” – Mt 5,9).
Pregador: Pe. Manoel de Oliveira Filho, pároco da Paróquia Ascensão do Senhor, CAB, Salvador-Bahia.
13/01 – Domingo – Missas nos horários normais – 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h.
7h30 – Missa Solene do Santíssimo Sacramento presidida por Dom Estevam dos Santos Filho, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
19h – Novena – 4º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, envia-nos para anunciar a paz (“Se forem dignos, desça sobre eles a vossa paz” – Mt 10,13).
Pregador: Pe. Lázaro Silva Muniz, pároco da Catedral Metropolitana, Paróquia da Transfiguração do Senhor, Basílica, Terreiro de Jesus, Salvador-Bahia. Participação das Irmandades, confrarias e ordens terceira.
14/01 – Segunda-feira – 14h – Concentração dos Enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 15h, presidida por Dom Estevam dos Santos Filho, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
19h – Novena – 5º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, oferece-nos a sua paz (“A paz esteja convosco” – Jo20,2)
Pregador: Pe. Edmilson Santos da Costa, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ó, Paripe, Salvador-Bahia.
15/01 – Terça-feira – 14h – Concentração dos ministros extraordinários da comunhão eucarística de toda Arquidiocese para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.
19h – Novena – 6º Subtema: Permanecendo em Jesus, o Senhor do Bonfim e amando –nos uns aos outros, teremos paz interior e cultivaremos a alegria de viver (“Amai-vos uns aos outros – Jo 15,12)
Pregador: Pe. Gilson Magno dos Santos, capelão da Capela Nossa Senhora da Vitória, Canela, Salvador-Bahia.
16/01 – Quarta-feira – 19h – Novena – 7º Subtema: Somente Jesus, o Senhor do Bonfim, concede-nos serenidade e a plena paz (“Jesus acordou, repreendeu o vento e disse ao mar: ‘Silêncio! Calma!'” (Mc 4, 40)
Pregador: Mons. Ademar Dantas dos Santos, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia.
17/01/2017 – Quinta-feira – Dia da Tradicional lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim
8h – 6ª Caminhada da Conceição da Praia (Lavagem de Corpo e Alma).
Local de saída: Ao lado da Igreja de N. S. da Conceição da Praia
9h – Show de músicas religiosas no Adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção que será dada para o povo.
Após a chegada da Caminha, Pe. Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário, transmitirá da janela central da Basílica, uma mensagem, rezará com os fiéis uma oração pela paz e concederá a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim. Lavagem do Adro da Igreja.
18/01 – Sexta-feira – 19h – Novena – 8º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim ensina que devemos perdoar sempre para experimentar e promover a paz (” Devemos perdoar até sete vezes? Não te digo até sete vezes, mas setenta e sete vezes” – Mt 18, 22).
Pregador: Pe. Raimundo Mário de Santana, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Santo Amaro (BA).
19/01 – Sábado – 19h – Novena – 9º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, prometeu e deu-nos a sua paz (Deixo-vos a minha paz, eu vos dou a minha paz” (Jo 14,27)
Pregador: Dom José Ruy Gonçalves Lopes, Bispo da Diocese de Jequié (BA)
DIA DA FESTA
20.01.19 – Domingo – 5h – Alvorada – Horários das missas: 5h, 6h, 10h, 11h e 15h. 7h30 – Missa Solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj – Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil
No final da missa, o Arcebispo Metropolitano dará a Bênção Apostólica, com Indulgência Plenária.
Atenção: Não haverá celebração de batizados
16h – Procissão dos três pedidos.
Local de saída: Igreja dos Mares.
Na chegada à Colina, ritual para que os fieis façam seus três pedidos. Encerramento com oração pela paz, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.
SERVIÇO
O QUÊ: 1ª sexta-feira do ano
QUANDO: 4 de janeiro
ONDE: Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.