Breaking News
recent

Prefeitos de nove cidades montam conselho para fiscalizar barragem de Mirabela

Prefeitos de nove cidades montam conselho para fiscalizar barragem de Mirabela
Foto: Reprodução/ Giro Ipiaú
Prefeitos de nove municípios do médio e baixo Rio das Contas decidiram pela criação do Conselho Deliberativo e Consultivo de Gestão e Acompanhamento da Barragem de Rejeitos de Mirabela nesta segunda-feira (28). A reunião em Barra do Rocha definiu que o órgão permanente deverá acompanhar questões de segurança da barragem, que vem sendo questionada pela população ribeirinha, notadamente as comunidades à jusante da mineração de níquel no município de Itagibá.

Um acordo também foi selado para que a prefeitura de Itagibá só renove o Alvará de Funcionamento da Mina Santa Rita depois que o recém-criado conselho receba todos os laudos dos órgãos fiscalizadores do estado dando conta de que a Barragem de Rejeitos não ofereça qualquer risco de rompimento, de acordo com o Giro Ipiaú.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Barra do Rocha, Itagibá, Ipiaú, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal, Itagibá, Gongogi e Itacaré, além de ambientalistas e lideranças territoriais. Os prefeitos ainda decidiram encaminhar uma carta aberta ao governador Rui Costa, explicitando a preocupação dos municípios ribeirinhos e pedindo providências que tranquilizem as comunidades.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.