Breaking News
recent

DO BANHO DE ÁGUA SALGADA À INAUGURAÇÃO DA MAIOR BARRAGEM DO SUL DA BAHIA

Centenas de moradores de Itabuna e Itapé acompanharam a inauguração da Barragem do Rio Colônia|| Foto Pimenta
A inauguração da Barragem Horácio Sodré, na localidade de Estiva, em Itapé, nesta quarta-feira (4), pelo governador Rui Costa, significa o fim do pesadelo da falta de água potável para mais de 220 mil moradores de Itabuna e outros 10 mil em Itapé.  Uma parcela dessas pessoas acompanhou, na manhã de hoje, debaixo de forte sol, a entrega da obra prometida há mais três de décadas, mas que só começou a sair do papel em 2013.
Seu Terêncio foi com as filhas acompanhar a inauguração da barragem||Foto Pimenta
No meio das dezenas de moradores de Itabuna e Itapé, que foram acompanhar de perto a entrega da barragem, estava seu Terêncio Dias dos Santos, de 92 anos, acompanhado das filhas Arilma Dias Santos Oliveira e Marília Dias Santos. Os moradores do bairro Mangabinha, em Itabuna,  estão entre as milhares de pessoas que conviveram com o drama da falta de água potável na década de 90 e nos anos de 2015 e 2016.
Arilma Dias conta que se recorda dos dois períodos mais críticos de abastecimento no município.  “Tivemos que tomar banho de água salgada por muitos dias. Foi um período muito difícil que passamos e esperamos que nunca mais tenhamos que enfrentar algo parecido.  Em 2016, foi muito difícil também, mas felizmente, conseguimos superar. Hoje, estamos aqui para acompanhar a inauguração da barragem”, afirmou Arilma.
Rui destaca a importância da barragem para Itabuna e Itapé|| Foto Pimenta
Ela contou que era um sonho da família participar do ato de entrega da obra. “Sobrevivemos ao banho de água salgada para acompanhar a entrega dessa obra tão importante. Tenho certeza que não vamos mais sofrer tanto com falta de água” disse. Já seu Terêncio Dias recordou-se não só das crises hídricas enfrentadas pela população de Itabuna, mas da época em que a água do Rio Cachoeira era potável.  “Já pegamos água boa ali onde hoje fica a Bananeira (Rua da Bananeira, no bairro Lomanto)”, contou.
INVESTIMENTOS
Na construção da Barragem do Rio Colônia foram investidos R$ 111 milhões, dos quais 80 milhões do governo do estado e R$ 31 milhões da União. Durante a cerimônia de inauguração, o governador Rui Costa destacou que era uma obra esperada há anos e que não só assegura uma maior oferta de água em Itabuna e Itapé, mas também possibilitará regularização da vazão dos rios Salgado, Colônia e Cachoeira.
Rui Costa destacou ainda que as indenizações das áreas desapropriadas para a construção da barragem foram pagas. Ele reconheceu que o próximo problema a ser resolvido em Itabuna é a melhoria na rede de distribuição de água e estação de tratamento.
Com 21 metros de altura, a barragem ficará com as comportas abertas no período em que o volume de água foi maior. As comportas serão abertas ou fechadas de acordo com a necessidade de abastecimento dos dois municípios. Em Itabuna, a captação para tratamento seguirá na Estação de Tratamento de Nova Ferradas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.