Breaking News
recent

101 ANOS DA PROFESSORA WALDIR PINTO MONTENEGRO MATOS

101 ANOS DE NASCIMENTO DA 
PROFª. WALDIR PINTO 
MONTENEGRO MATOS


Profª. Waldir Pinto Montenegro Matos

Profª. Waldir Pinto Montenegro Matos, filha de Francisco Pinto Montenegro e Rita Moraes Montenegro, nasceu no Sítio Lameirão, no Município de Caetité-BA, no dia 28 de março de 1917.        
Aprendeu as primeiras letras, tabuada e contas, com sua mãe Ritinha.
Aos 20 anos, foi lecionar na Vila de Santa Rosa de Condeúba, iniciando a sua vida acadêmica, primeiro como professora do município e, em 1938, participou de um Concurso realizado pelo Estado para professores leigos, ficando entre as cinco primeiras colocadas, foi contratada pelo Estado, sendo nomeada em 6 de maio de 1938, para lecionar na Escola Estadual de São João do Alípio, do Município de Condeúba.
Profª. Waldir Montenegro, casou no dia 27 de fevereiro de 1940, com o Profº. Oscar de Queiroz Matos, filho de José de Queiroz Matos, irmão do Cel. Horácio de Matos, e Virgilina Maria de Jesus.
Após o casamento foram morar em Santana-BA, no Distrito de Penamá, hoje, Município de Serra Dourada-BA, onde o Profº. Oscar lecionava. No dia 11 de março de 1941, nasceu o seu primogênito que recebeu o nome de Osdyr, anagrama de Oscar e Waldir, que formou-se em Odontologia.   De Serra Dourada, foram morar no Distrito de Açude de Macaúbas, onde nasceu a sua primeira filha chamada Walmar, que veio a falecer poucas horas após o seu nascimento.
Em seguida moraram em Livramento-BA, onde nasceram mais três filhos chamados: Walmar – junção de Waldir e Oscar, formado em Geografia, Magnólia, graduada em Medicina, com especialização em Anestesia, e Osdymar – anagrama de Osdyr e Walmar, Bacharel em Direito.
Com a criação do Ginásio 14 de Agosto, veio morar em Ibicaraí-BA, chegando no dia 13 de abril de 1954, para lecionar as disciplinas Geografia, História Geral e do Brasil, deixando a sua família na cidade de Livramento.
Um ano após, chegou em Ibicaraí o seu esposo Profº. Oscar, exercendo a função de Diretor das Escolas da sede de Ibicaraí e em seguida foi nomeado Delegado Escolar, juntamente com os seus quatros filhos legítimos, Osdyr, Walmar, Magnólia e Osdymar (Dima) e duas filhas de criação, Eduarda Maria da Silva e Jacy Josefa Vieira.
Após o Ginásio 14 de Agosto, fundou no dia 18 de março de 1956, a Escola Comercial. Na sequência a Escola Técnica de Comércio, Escola Normal de Ibicaraí, Escola Técnica de Ibicaraí, Ginásio Secundário de Ibicaraí, Escola de Enfermagem e Núcleo Avançado, que se fundiram-se em uma só instituição, que passou a ser chamada de Academia de Educação Montenegro – Academia porque significa lugar onde se ministra instrução e Montenegro sobrenome da sua família.
O grande orador professor Plínio de Almeida, foi convidado para abrilhantar com a sua oratória, as comemorações de um ano da criação da Escola, no Clube Social de Ibicaraí, evento que a Profª. Waldir não pode comparecer pois no dia 18 de março de 1957, nascia o seu caçula que recebeu o nome de Waldyr Montenegro Matos Júnior – Relações Públicas, Jornalista e Publicitário.
Política atuante, foi a primeira Vereadora eleita no Município de Ibicaraí, de 1959 a 1962, juntamente com a professora Zilda Cerqueira Mascarenhas.
Liderou o primeiro e único “Impeachment” realizado no Município de Ibicaraí, afastando o segundo Prefeito por improbidade administrativa.
           Aos 58 anos, resolveu fazer o Concurso Vestibular na antiga FESP – Federação da Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, hoje, UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, sendo aprovada no curso de Pedagogia, ao qual concluiu com louvor.
A Prefeita Monalisa Tavares, homenageou a Profª. Waldir, dando o seu nome ao Núcleo de Educação Permanente, do Hospital Arlete Maron de Magalhães.         
        


         Empreendedora incansável, idealizou e fundou em 1989, a primeira Faculdade de Educação Física particular do interior do Estado da Bahia, em Ibicaraí-BA, no meio de 417 Municípios baianos. Seis meses após, em 1990, a Faculdade de Educação, com o primeiro Curso de Pedagogia e em 1999 os primeiros Cursos de Secretariado Executivo Bilíngue, e Turismo, ambos bacharelados.
         Profª. Waldir Pinto Montenegro Matos, sempre foi muito perseguida no Sul da Bahia, sendo considerada como forasteira e discriminada como Mulher e Professora, pelos Coronéis do Cacau, sem se deixar abater e vencendo a tudo e a todos com dedicação, trabalho, honestidade e muita probidade.
Na fachada da Academia de Educação Montenegro sempre mandava pintar em dois livros abertos as seguintes frases: “SEM AS LETRAS A VIDA É MORTA” e “ABRIR ESCOLAS PARA FECHAR PRISÕES”.
Sob a supervisão da Profª. Waldir, de 1956 até o ano 2000, passaram 31.176 alunos pela Academia de Educação Montenegro.
         O Vereador Givanilson Francisco dos Santos, (Van Transportes) homenageou a Profª. Waldir, colocando o seu nome na Biblioteca Pública Municipal de Ibicaraí.



O Prefeito Lenildo Santana,
reformou a Biblioteca Profª. Waldir,
em 07 de Setembro de 2010.

               A Vereadora Adriana Assis, foi a autora do Projeto de Lei nº. 0917, de 11 de outubro de 2013, que alterou o nome da Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, para Profª. Waldir Pinto Montenegro Matos.


Infelizmente no dia 11 de outubro de 2011, desencarnou aos 94 anos e 7 meses, de trabalho incansável em prol da Educação de Ibicaraí, da Bahia e do Brasil, sendo sepultada no dia 12 de outubro de 2011, Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.