Breaking News
recent

Receitas do Nordeste: Acarajé baiano e canjica com leite condensado cozido


Receita Acarajé baiano
Ingredientes – 1kg de feijão-fradinho; 3 cebolas grandes picadas; Sal a gosto; Azeite de dendê para fritar; para o vatapá, 2 vidros de leite de coco (400ml); 1/2 xícara (chá) de leite; 100g de castanha de caju torrada; 100g de amendoim torrado; 2 colheres (sopa) de gengibre picado; 2 pães amanhecidos picados; 1/2 xícara (chá) de azeite de dendê; 2 dentes de alho picados; 1 cebola picada; 500g de camarão limpo; 1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada; 1 xícara (chá) de coentro picado; sal a gosto.
Modo de preparo – Coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Esfregue os grãos de feijão entre as mãos para retirar a pele. Bata o feijão no liquidificador junto com a cebola e sal até formar uma massa homogênea, se preciso adicione água para bater.
Modele pequenas bolinhas com a massa, com a ajuda de 2 colheres grandes e frite, aos poucos, em azeite de dendê. Escorra em papel absorvente e reserve. Para o vatapá, no liquidificador, bata o leite de coco, o leite, a castanha de caju, o amendoim, o gengibre e o pão até triturar bem. Reserve.
Aqueça uma panela com o azeite de dendê e frite o alho e a cebola por 2 minutos. Adicione o camarão, a pimenta e o coentro e refogue por mais 3 minutos. Junte o conteúdo batido do liquidificador, tempere com sal a gosto e cozinhe, mexendo sempre até engrossar. Abra os acarajés ao meio, recheie com uma porção do vatapá e sirva.

Receita de canjica com leite condensado cozido
Aprenda esta receita (Foto: Divulgação)
Ingredientes – 300g de milho para canjica branca; 1 litro de água; 1 canela em pau pequena; 2 cravos-da-índia; 1 litro de leite; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1 lata de leite condensado; canela em pó para polvilhar.
Modo de preparo – Coloque o milho para canjica na panela de pressão. Acrescente a água, a canela e o cravo. Tampe e cozinhe por 20 minutos, em fogo baixo, depois de iniciada a pressão.
Desligue, espere a pressão sair naturalmente e despeje o conteúdo em uma panela grande. Acrescente o leite, o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 30 minutos ou até a canjica amaciar e o caldo engrossar. Reserve.
Coloque a lata de leite condensado sem o rótulo em uma panela de pressão e cubra com água. Tampe e cozinhe por 20 minutos, em fogo baixo, depois de iniciada a pressão.
Desligue, espere a pressão sair e deixe a lata esfriar completamente antes de abrir. Misture o leite condensado cozido à canjica e despeje em um refratário médio. Polvilhe com canela e sirva, se desejar, decorada com canela em pau.
Roraima em Tempo
jornalismo@roraimaemtempo.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.