Breaking News
recent

Primeiro dia de matrícula mobiliza as escolas da rede estadual



Começou nesta terça-feira (16/1) as matrículas do ano letivo de 2018 das escolas da rede estadual. Neste primeiro dia são contemplados os estudantes que solicitam transferência de unidade, de acordo com os seguintes critérios: a escola não oferece a série subsequente; não renovou a sua matrícula; ou mudou de domicílio. Para acompanhar a abertura oficial, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, esteve presente no Colégio Estadual Raphael Serravalle, na Pituba. O atendimento segue em todas às unidades, até às 20h, ou pela internet, no endereçowww.educacao.ba.gov.br/matricula.

Na oportunidade, Pinheiro ressaltou as novidades para o ano letivo de 2018 para o ensino regular e suas modalidades. “Estamos também trabalhando a matrícula da Educação Inclusiva, assim como outras modalidades. E, este ano, estamos introduzindo uma série de reformulações muito importantes para a educação. A entrada da Educação Profissional em várias de nossas escolas; oferta de cursos de curta duração; alteração na duração dos cursos técnicos de nível médio de quatro para três anos, reduzindo o tempo na escola; e aumentando a qualidade do ensino”, destacou.

O secretário ainda enfatizou a ampliação do trabalho desenvolvido em 2017. “Vamos continuar a desenvolver novas práticas nas unidades, como artes, música e ciência, além da ampliação dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, (CJCC) em todo o Estado, e a implantação de mais Escolas Culturais, do projeto e-Nova Educação em parceria com o Google, promovendo aquilo que acreditamos ser uma educação integral, em que o estudante continua na escola com prazer e não por imposição”, ressaltou.

Empolgada para matricular seu filho no Colégio Estadual Raphael Serravalle, a técnica em enfermagem, Ivonete dos Santos, disse ter conferido todos os documentos para garantir a vaga na unidade. “Por indicação de amigas decidi transferir meu filho para a escola para cursar o 2º ano. Por isso, fiquei atenta à data para a matrícula e revisei toda a documentação para não ter problema”, relatou.

Também atento à matricula, João Pedro Costa, 16 anos, decidiu realizar a transferência devido à mudança de endereço. “Procurei essa mudança porque vim morar na Pituba e posso morar próximo da escola. Apesar de gostar muito do Colégio Estadual Lomanto Júnior, em Itapuã, que frequentei em 2017, tenho certeza de que vou me adaptar e gostar muito da escola”, disse.

A matrícula continua, nestas quarta e quinta-feira (17 e 18), para os concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental regularmente matriculados nas redes públicas municipais, no ano letivo de 2017, cujas escolas não oferecem a série subsequente. “Estamos preparados para atender os pais, responsáveis e estudantes da forma mais tranquila possível. Temos uma sala de espera com ar condicionado, cafezinho e água para o melhor conforto de todos. Sempre peço paciência, porque o Serravalle é uma escola bastante procurada. Mas o importante é que todos terão a sua vaga garantida na rede estadual de ensino”, declarou Ramilton de Oliveira, diretor do Serravalle.

Cronograma da Matrícula 2018:

. 17 e 18 - Matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental para os estudantes regularmente matriculados nas redes públicas municipais, no ano letivo de 2017, cujas escolas não oferecem a série subsequente;

. 19 - Matrícula dos estudantes novos do Ensino Fundamental e suas modalidades (cursos de qualificação tecnológica; Jovens e Adultos - EJA; Inclusiva e Indígena);

. 22 e 23 - Matrícula dos estudantes do Ensino Médio e suas modalidades (Profissional e Tecnológica; Jovens e Adultos - EJA; Inclusiva e Indígena);

. 25, 26 e 29 - Confirmação de matrícula do público alvo da Educação Inclusiva que realizou a pré-matrícula em novembro de 2017.

Documentos: Original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico Escolar em até 30 dias); original e cópia da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, dentre outros); e o código do SETPS (que consta no Salvador Card) para as escolas do município de Salvador.

Matrícula pela internet no endereço www.educacao.ba.gov.br/matricula:

- Para estudantes da rede estadual;
- Para estudantes das redes municipais de Salvador e mais 29 cidades do interior credenciada.


Foto: Divulgação

Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
(71) 3115 9026

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.