Breaking News
recent

IBGE dá início ao Censo Agropecuário 2017, após 11 anos de espera

Começa nesta segunda-feira (2) em todo o país o Censo Agropecuário 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao longo dos próximos cinco meses, cerca de 19 mil recenseadores irão visitar mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em mais de 5,5 mil municípios brasileiros. O objetivo é levantar informações detalhadas sobre tudo o que envolve a agropecuária brasileira.
O lançamento do Censo foi realizado na sede do IBGE, no Centro do Rio, e contou com a presença do ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. Ele enfatizou a importância do levantamento das informações censitárias ligadas ao agronegócio para a economia do país.
“O Brasil é acima de tudo um país agro. A nossa economia é muito ligada ao agronegócio, que influencia de maneira definitiva toda a economia brasileira”, afirmou o ministro. Segundo ele, “mesmo aquelas pessoas que não são ligadas diretamente ao agronegócio, vivem em função dele”, seja nos segmentos da indústria, do comércio ou de outras áreas econômicas.
Oliveira se disse “surpreso” com o fato de que há dez anos o Brasil não investigava a fundo as informações relativas ao agronegócio. Isso porque, segundo o ministro, a pesquisa “traz informações precisas sobre o setor mais importante da nossa economia, que gera mais divisas”. Ele enfatizou que tais informações são úteis para a definição de políticas públicas e para alocação de crédito e de conteúdo orçamentário no setor.
O ministro lembrou que o agronegócio brasileiro sofreu profundas transformações decorrentes dos avanços tecnológicos e que isso garante ao país “ter o setor mais competitivo do mundo, exportando para quase todos os países”.
“Aquele caricato setor rural, quase ignorante, é coisa do passado. O nosso setor é de altíssima tecnologia, as lavouras são altamente intensivas em termos de tecnologia”, afirmou o ministro.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.