Breaking News
recent

ILHÉUS SE VESTIU DE ROSA PARA MARCAR A LUTA PELO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA


ILHÉUS SE VESTIU DE ROSA PARA MARCAR A LUTA PELO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA
"Mais do que uma atividade física é um movimento pela saúde da mulher e pela vida". Assim, a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, definiu a caminhada que contou com a adesão de centenas de pessoas na manhã de ontem, 7, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus.
A concentração ocorreu no estacionamento da praça Dom Eduardo, próximo a Catedral de São Sebastião, onde foi servido um café da manhã. No saudável cardápio, frutas, sucos e água para hidratar os participantes que seguiram até o final da principal via do centro da cidade. 
Oevento, realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) Unidade Sul - que pertence ao Sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), ofereceu gratuitamente para os interessados testes de acuidade visual, aplicação de flúor e orientação nutricional, dentre outros serviços. Presente ao evento, o diretor da instituição, Alexandre Régis da Cunha, surpreendeu-se positivamente com o engajamento da comunidade. "Muita gente vestiu literalmente a camisa do Outubro Rosa e veio pra rua ajudar nesse alerta contra uma doença que mata trabalhadoras, mães e chefes de família diariamente, no Brasil", acrescentou o dirigente. 
Odiagnóstico precoce e o rápido tratamento são as melhores formas de sobreviver à doença, principalmente no caso do câncer de mama, segundo tipo mais comum no Brasil e o que mais afeta as mulheres no país. O autoexame continua sendo um importante aliado, mas não se deve esquecer de realizar regularmente a mamografia. Nos homens, a incidência da doença é de apenas 1%, enquanto o grupo feminino mais atingido é a partir dos 50 anos de idade. 

ACaminhada Outubro Rosa teve a presença do prefeito Mário Alexandre, a secretária municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Soane Galvão, e vereadores. Na oportunidade, Mario Alexandre destacou a importância da data no calendário nacional. "O combate precisa ser diário porque a vida é muito preciosa. Como médico e homem público não poderia faltar a esse ato de cidadania em nossa terra", finalizou o prefeito.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.